A falsa dicotomia entre grandes meios de comunicação e mídias sociais, por Nina Santos


:: GGN em 15/07/2017 08:49 ::

Categoria:

Mídia

fotordicotomia.jpg

do Comunicação & Política

A falsa dicotomia entre grandes meios de comunicação e mídias sociais

por Nina Santos

As mídias sociais digitais surgem como um fenômeno novo especialmente a partir do começo do século XXI.

Pelo seu caráter de novidade e por todas as potencialidades que estes meios parecem oferecer, tornaram-se objeto de inúmeras análises acadêmicas, mercadológicas ou simplesmente opinativas. Apesar de compreender a necessidade de analisar separadamente esta nova mídia, me parece que essas leituras criaram uma falsa dicotomia entre os grandes meios de comunicação[i] e estas novas mídias que é pouco produtiva para o entendimento da realidade em que eles se inserem e das possibilidades de transformá-la.

Para discutir essa questão, vou usar como ponto de partida uma pesquisa muito interessante realizada pela Fundação Perseu Abramo e intitulada “Percepções e valores políticos nas periferias de São Paulo”. Ela foi feita no final de 2016 e publicada em maio de 2017 e busca entender como os moradores das periferias de São Paulo concebem questões políticas tais como o papel do Estado, a meritocracia, o papel dos políticos, entre outras. Meu objetivo aqui não é discutir a pesquisa em si, mas simplesmente partir de uma questão que me ocorreu durante a leitura dos resultados dela.

leia mais

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.