UFJF iniciará ciclo de debates sobre relações humanas e interpessoais


:: UFJF em 17/07/2017 09:27 ::

Com o objetivo de promover discussões e reflexões acerca da responsabilidade de todas as pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade da UFJF, as Pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e Assistência Estudantil (Proae), a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas e as Diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional se reuniram para criar uma série de debates sobre o tema.

Serão destacados modelos de gestão que promovam a participação e o compromisso das pessoas na coibição das ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nas relações interpessoais nos ambientes da Universidade.

Para Julvan Moreira de Oliveira, diretor da Diaaf, quando se discute relações interpessoais, se trabalha com o público que a diretoria vem atendendo.

“Trabalhamos de perto com grupos minoritários, que dentro das relações humanas, são grupos que sofrem mais em termos de expressões discriminatórias: os LGBTs com o preconceito e homofobia, as mulheres com o machismo, os negros com o racismo.”

O desconhecimento por parte dos trabalhadores e alunos sobre a temática do assédio moral, por exemplo, envolve uma grande dificuldade de se prevenir a ocorrência dessa coerção. “Entendemos que esse processo de discutir sobre esses assuntos pode trazer ideias de intervenções futuras. O ciclo é o primeiro passo a ser dado para pensarmos na melhoraia desse contexto”, explica Renata Faria, coordenadora da Cossbe (Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar), setor da Progepe.

Um estudo realizado por Renata sobre a relação entre trabalho e saúde mostrou o quão importante é o reconhecimento do esforço do outro, o apoio social e o bom relacionamento entre colegas no ambiente de trabalho, assim como o sentimento de se sentir útil na sua função. “Identifiquei que até os técnicos, mesmo não estando inseridos em uma sala de aula, se sentem parte daquele ambiente. Quando atende a um aluno, um bolsista, e ajuda na sua formação, ele se sente vinculado a essa missão maior: o ensino, a pesquisa e a extensão.”

Segundo Vânia Bara, da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, é muito oportuna a realização do evento no momento. “Como será aberto a todos, acredito que ele possa promover essa reflexão tão necessária para a comunidade acadêmica no geral. Tentaremos contribuir para melhorar as relações nos ambientes de trabalho, nas salas de aula, entre professor e aluno (onde também percebemos muitos problemas), que podem ser muito conflituosas. O intuito é desencadear essas reflexões e estendê-las por mais tempo.”

Confira abaixo o cronograma dos debates.

. Relações humanas e saúde no trabalho: 17 de agosto, às 9h, no anfiteatro do Centro de Ciências da UFJF.

. Assédio no ambiente de trabalho: 21 de setembro, às 9h, no anfiteatro do Centro de Ciências da UFJF

. Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio: 19 de outubro, às 9h, no anfiteatro de Estudos Sociais, Faculdade de Direito

Outras informações:

(32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios