Secretaria de Saúde inicia campanha Novembro Azul


:: Prefeitura em 07/11/2017 16:34 ::

0711_novembro_azul_153831.png
Chegou a vez de os homens se cuidarem. A campanha Novembro Azul tem início nesta terça-feira, 7, e o principal objetivo é a conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará em várias unidades básicas de Saúde (UBS), programação especial, com horário diferenciado de atendimento para os homens acima de 45 anos, público-alvo da campanha.

O atendimento acontecerá ao longo de todo o mês, com data específica em cada UBS, das 18 às 20 horas. Serão ofertados exames de próstata, combinado ao de sangue PSA (antígeno prostático específico), marcador mais importante para detectar, estagiar e monitorar o câncer de próstata. Em cada unidade serão credenciados cem homens para o atendimento.

Além do foco na prevenção ao câncer de próstata, serão realizadas atividades educativas, com informações relevantes sobre diversos temas, como prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), direitos reprodutivos e planejamento familiar, violência sexual e familiar, tabagismo, alcoolismo, imunização, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, saúde do trabalhador, vigilância nutricional e alimentar, importância da atividade física, saúde mental e outros.

Para a realização da campanha, a SS contará com a parceria da Faculdade Suprema, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e dos hospitais Maternidade Therezinha de Jesus e Universitário (HU), além da colaboração dos profissionais para a realização dos exames.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e no Brasil. É um dos grandes problemas de saúde pública da atualidade, acometendo, em média, um em cada seis homens. Tem consequências que refletem diretamente no cotidiano da vida, ambiente familiar e na comunidade, causando imenso impacto psicossocial.

A programação completa será divulgada ao longo da semana. Confira, até o momento, as UBS participantes, com atendimento, em todas elas, das 18 às 20 horas:

UBS Vila Esperança
Data: dia 7
Rua Nova, 20

UBS Linhares
Data: dia 8
Rua Odilon Braga

UBS Jardim Esperança
Data: dia 9
Rua Padre João Micheleto, 35

UBS Santos Dumont
Data: dia 13
Rua Álvaro José Rodrigues, 25

UBS São Pedro
Data: dia 14
Rua João Lourenço Kelmer, 1.433

UBS Jóquei Clube 2
Data: dia 16
Rua Antônio Guimarães Peralva, 130

UBS Vila Olavo Costa
Data: dia 20
Rua Jacinto Marcelino, 16

UBS Santa Cecília
Data: dia 21
Rua Gabriel Rodrigues, 900

UBS Marumbi
Data: dia 22
Rua Barão de Retiro, 1.462

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios