Abertas inscrições de curtas para Filmes da Estação


:: TM Cultura em 08/01/2018 22:13 ::

Filmes da Estação é um festival de curtas-metragens que acontece ao ar livre, na Praça da Estação, ponto central de onde Juiz de Fora começou a se desenvolver. A mobilização pela primeira edição em maio de 2015 foi retomada para que uma segunda edição ocorra este ano, entre os dias 4 e 6 de maio. As inscrições de curtas-metragens produzidos em todo território nacional devem ser feitas, gratuitamente, no site filmesdaestacao.com.br. Não há número restrito para envio das obras, as únicas regras são: os curtas devem ter sido produzidos a partir de janeiro de 2016, a fim de garantir uma exibição de produções atuais, e a duração máxima de cada curta deve ser de 20 minutos.

Filmes com temáticas irrestritas serão aceitos, exceto produções para fins institucionais, empresariais ou criados exclusivamente para televisão.

Todos os curtas passarão por uma avaliação preliminar da curadoria convidada pelo festival responsável pela Mostra Competitiva. Três premiações, nenhuma em dinheiro ou bens, serão feitas pelo júri, nas categorias “Troféu de Melhor Filme”, “Melhor Direção” e “Prêmio Especial do Júri”.

A obra que não for selecionada para a Mostra Competitiva pode ser incluída em outra mostra dentro do Festival. Na última edição, as mostras foram organizadas entre a “Estação”, “Xangai”, “Extra” e “Trenzinho”. O Festival acaba sendo uma ressignificação de uma estação de trem já transformada ao longo das décadas, fazendo divisa com a arquitetura mais característica e antiga da cidade. Uma possibilidade de repensar as potencialidades daquele espaço, refletir a cidade e formar um público interessado em conhecer produções de curtas-metragens com potencial de circular por todo o país. O Filmes da Estação conta com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa e Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.

The post Abertas inscrições de curtas para Filmes da Estação appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.