Secretaria de Saúde divulga ações após macaco ser encontrado morto no Vitorino


:: Diário Regional em 08/01/2018 11:42 ::

Um macaco foi encontrado em avançado estado de decomposição no último sábado, 6, no bairro Vitorino Braga, localizado na zona Leste. Este é o segundo primata encontrado morto em Juiz de Fora neste início de ano.

Assim que foi informada, a Secretaria de Saúde enviou equipe ao local e recolheu o animal, que se encontrava em avançado estado de decomposição. Por este motivo, não foi possível a retirada de amostra para análise das causas da morte, sendo o animal descartado no aterro sanitário, conforme as regras sanitárias.

Independentemente disto, a Secretaria de Saúde informou que adotará todos os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde em casos como este, como a intensificação da vacinação em uma área de 1 km da região e com a aplicação de inseticida através de UBV no raio de 150 metros do local.

As ações devem começar nesta terça-feira, 9.

A secretaria recomenda que os moradores da região que ainda não foram vacinados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pois todas estão abastecidas com a vacina.

A secretaria reforça que quase 90% do público alvo da vacinação (a partir dos 9 meses e até 59 anos de idade) já estão imunizados desde a última campanha e que uma única dose da vacina já garante a proteção para toda vida.

Lembrando que nesta semana, 4 postos extras de vacinação estão disponíveis para a população, conforme informações no link.

O primeiro macaco morto em 2018 foi encontrado nas dependências do Parque do Museu Mariano Procópio na quarta-feira, 3. A Prefeitura de Juiz de Fora interditou o local e tomou as demais providências necessárias.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.