Cursinho popular gratuito abre inscrições em Juiz de Fora


:: TM Educação em 10/01/2018 16:57 ::

O Cursinho Popular Garra lançou, nesta terça-feira, dia 9, as inscrições para o processo seletivo de 2018. São 70 vagas para novos alunos sendo sete delas reservadas para pessoas acima de 30 anos, que nunca tenham cursado o Ensino Superior. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares, que tenham concluído ou concluam o Ensino Médio ainda este ano.

O processo seletivo para o curso preparatório é dividido em três etapas.

A primeira consiste na inscrição — presencial ou online –, quando o candidato deverá preencher ao questionário disponível na página do Garra. Essa fase limitada vai até o dia 31 de janeiro e é limitada a 400 inscritos. Em seguida, no dia 3 de fevereiro, ocorre a prova diagnóstica, realizada no CAVE Alameda, às 14h.

A prova consiste em 50 questões de múltipla escolha envolvendo lógica, interpretação de texto e os conteúdos básicos de cada disciplina e tem duração de três horas. Pessoas com deficiência poderão receber um prazo estendido para a realização da prova, comunicando essa situação no ato da inscrição e comprovando-a com laudo médico.

ProvaDiagn%C3%B3stica_CadernodoEnem.jpg

Os aprovados nessa etapa serão sorteados para as entrevistas a serem realizadas entre os dias 5 e 8 de fevereiro com 105 dos candidatos, também no CAVE Alameda. Os sorteados serão comunicados por e-mail e os horários das entrevistas, combinados posteriormente. Todos os documentos a serem apresentados estão disponíveis no edital.

Data_CadernodoEnem-700x489.jpg

O Garra

Criado ainda em 2017, o Garra nasceu como uma ideia de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para democratizar o acesso a Universidade, conforme explica a coordenadora de comunicação do curso, Leticia Lanna. “Existia um pré-vestibular popular, onde alguns alunos da UFJF trabalhavam como professores voluntários. Por diversos motivos, esse cursinho fechou e esses professores, notando como era importante o trabalho realizado ali, se juntaram e começaram a organização do Garra.”

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Contando com uma equipe composta inteiramente por voluntários, o cursinho gratuito busca trabalhar todas as demandas de processos seletivos como o Enem. Além das aulas preparatórias, ministradas por estudantes da UFJF, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos.

“O retorno que tivemos dos alunos da primeira turma apontou que esses recursos fazem muita diferença na preparação. A atenção e o acompanhamento do aluno, observando se existe um plano de estudos, se ele está conseguindo lidar com as pressões desse momento ou se existe alguma situação familiar que esteja prejudicando seu desempenho. Esse é o diferencial do Garra.”

Outras informações: página do Garra do Facebook

Fonte: Diretoria de Imagem Institucional Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

The post Cursinho popular gratuito abre inscrições em Juiz de Fora appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.