Resultado do primeiro LIRAa de 2018 deve ser divulgado na sexta-feira


:: TM Cidade em 10/01/2018 12:12 ::

O primeiro Levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, em Juiz de Fora, deve ser finalizado nesta quarta-feira (10), e os resultados, apresentados na próxima sexta. Conforme a Secretaria de Saúde, cerca de 5,5 mil imóveis estão sendo vistoriados em 220 bairros do município desde o dia 2 de janeiro. O trabalho está sendo desempenhado por 200 agentes de endemias, divididos em 16 equipes, que realizam as visitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A Prefeitura alertou que os agentes usam camisa cinza com logo da PJF e calça jeans. Alguns deles também trabalham com colete, igualmente identificado com a logo da instituição.

Como os trabalhadores precisam entrar nas casas, os moradores que tenham alguma dúvida sobre a identidade dos agentes devem ligar para o número 3212-3070.

Índices de 2017

Em janeiro de 2017, o LIRAa em Juiz de Fora apontava índice de infestação de 3,4%, que significava situação de alerta. Já em março do mesmo ano, o percentual chegou a 4,8%, apontando risco de surto de dengue. Porém, em outubro, o índice foi a 0,7%, condição satisfatória, segundo o Ministério da Saúde.

O Liraa é um estudo feito por amostragem, é um mapeamento rápido do índice de infestação. O município é dividido em 13 extratos, que unem bairros próximos de acordo com características de imóveis semelhantes. São pesquisados de 430 a 450 imóveis em cada um dos extratos e, a partir disso, é verificada a presença dos tipos de criadouros e da quantidade de focos encontrados. Depois, o índice é calculado. O objetivo é verificar onde estão os criadouros, para que as ações sejam feitas naqueles locais.

The post Resultado do primeiro LIRAa de 2018 deve ser divulgado na sexta-feira appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios