Pela ordem e pelo direito à felicidade


:: TM Especiais em 14/01/2018 07:19 ::

vianna01.jpgCom escritório já montado, o advogado Pedro Brandi quis saber da coordenadora do Veritas, Marize Saraiva, as opções de especialização e prós graduação em Direito para 2018

“Não é cara de felicidade. É felicidade mesmo”, avisa o advogado Pedro Bras Brandi, logo no início da entrevista. E ele tem motivos de sobra para se sentir assim.

Depois de se aposentar, após 35 anos de trabalho na Cemig, e de curtir período de ócio criativo, criando galinhas em um sítio, Pedro desengavetou o sonho de advogar adormecido desde que se formou em 2010.

Mas, para realizá-lo, havia um grande desafio a ser vencido: passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exame elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com índice de reprovação que às vezes bate à casa dos 80%. Depois de uma primeira tentativa malsucedida, mesmo tendo feito curso preparatório online, Pedro pensou em desistir. “Até que um amigo me falou do Veritas”, um dos poucos cursos preparatórios presenciais para o exame da Ordem na região e que ainda traz o know how do Instituto Vianna Júnior.

“Não se trata apenas de um curso, o Veritas resgata a nossa autoestima, nos faz confiantes”, conta Pedro. E foi com esse espírito, após três meses de dedicação e intensa preparação, que ele se habilitou para a primeira e depois para a segunda fase do exame, sendo aprovado em ambas e, como gosta de frisar, “muito bem aprovado”. Feliz mesmo – com uma jovialidade de garoto aos 57 anos -, Pedro montou sociedade com outros três advogados e hoje vê o número de clientes do escritório se multiplicando, inclusive pela região, em um trabalho colaborativo que gera muito prazer.

Coordenadora do Veritas, Marize Alvarez Saraiva acredita que, além do fato de o curso ser presencial, a razão do alcance dos bons resultados dos alunos está em um trabalho “quase de coaching” que os 12 professores fazem em sala de aula e fora dela. Ela mesmo, segundo os próprios alunos, é o tipo de professora que encampa outros três personagens, pelo menos, com a maior naturalidade: psicóloga, mãe e amiga.

vianna02.jpgAs aulas presenciais do Veritas foram fundamentais para a aprovação dos alunos Pedro e Iasmin, que haviam feito curso online antes, sem obter sucesso

É o que atesta a advogada Iasmin Fernandes Pizziolo, 27 anos, que nunca havia morado fora de Ubá, sua cidade natal. Depois de um curso online, de três tentativas frustradas ou “um ano perdido”, como diz (são três exames da OAB por ano), elacedeu ao empurrão do pai e decidiu mudar-se para Juiz de Fora, em 2017, para frequentar as aulas presenciais do Veritas.

“Tenho muito a agradecer à Marize e aos outros professores, porque no momento em que eu ficava desesperada, sempre ia pra lá, fora do horário das aulas, e era muito bem acolhida. Todos trabalham no mesmo sistema e dão suporte não só educacional, como psicológico. Montam até horário de estudos individualizados pra gente e cobram a parte de lazer também. É um pacote e o Veritas tem tudo isso”, conta a advogada, que acaba de montar uma “filial” do seu escritório na localidade de São Sebastião da Vargem Alegre, próxima a Ubá, em função da crescente demanda de clientes.

Tanto Iasmin quanto Pedro destacam o grande conhecimento que o corpo docente do Veritas tem sobre a forma como o exame da OAB vem sendo estruturado ao longo dos anos. “Os professores analisam todas as provas anteriores e direcionam muito bem os alunos, pois a matéria é muito ampla. Além desse direcionamento, eles nos dão uma série de exercícios fundamentais não apenas para fazer o exame, mas para compreendê-lo”, observa advogada.

“Há questões que não tive dificuldade alguma para fazer, porque sabia exatamente o que estava sendo exigido”, acrescenta Pedro que, durante as aulas preferia não fazer anotações, a fim de se concentrar apenas na orientação dos professores. “Até porque o Veritas fornece apostilas com um conteúdo muito bem compilado das 17 disciplinas exigidas no exame que facilitam muito a nossa preparação”.

Aulas começam no próximo dia 22

A cada edição, a prova da OAB ganha em complexidade, explica a coordenadora do Veritas, Marize Saraiva. Por isso, a diferença entre o curso presencial e o online se acentua. “O contato direto com o aluno, com a sua realidade, e a possibilidade de observar seu comportamento em sala de aula criam condições para que a gente possa acolhê-lo de forma mais efetiva em suas necessidades, personalizando o atendimento”, afirma. E para isso o “olho no olho” é indispensável.

As matrículas para a primeira turma do curso preparatório estão abertas e as aulas começam no próximo dia 22, com término em 6 de abril, às vésperas do primeiro exame da OAB em 2018. Para os alunos do curso de Direito do Instituto Vianna Júnior, neste ano, haverá oferta de um produto diferenciado para a preparação, a partir do sétimo período.

O Veritas também oferecerá, ainda no primeiro semestre, cursos de extensão nas mais abrangentes áreas do Direito, como Mediação de Conflitos e Práticas Processuais. No segundo semestre, os planos incluem a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu em Direito, se valendo da expertise que o Instituto Vianna Júnior tem na parceria de mais de 20 anos com a FGV nas especializações em gestão.

“O aluno que fizer o curso de extensão, caso vá cursar a pós em Direito posteriormente, poderá ser isento de fazer o módulo a ele correspondente”, observa Marize. As duas iniciativas têm como foco atrair recém-formados, profissionais há muito no mercado de trabalho e até mesmo os que ainda estão fazendo a graduação, em todas as cidades da Zona da Mata e do estado do Rio do Janeiro próximas a Juiz de Fora.

Curso preparatório para exame da OAB

Como:

Presencial
De segunda a sexta-feira, das 19h às 23h15

Início das aulas: 22 de janeiro

Onde ir:

Edifício Solar Rio Branco

Avenida Rio Branco, 2.370 – 2º andar

Informações:

(32) 3217-29540

http://www.viannajr.edu.br/veritas/

The post Pela ordem e pelo direito à felicidade appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.