Pagamento à vista com desconto de 6% pode ser feito até dia 20


:: Diário Regional em 08/02/2018 18:47 ::

Termina no dia 20 o prazo para pagamento à vista, com desconto de 6%, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Os carnês serão entregues pelos Correios até esta sexta-feira, 9.

Quem não recebê-lo até esta data poderá obter o documento no Espaço Cidadão JF (Avenida Rio Branco, 2.234 – Centro, ao lado do Parque Halfeld). Além disso, no site da Prefeitura de Juiz de Fora – PJF está disponível o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), para pagamento do imposto.

Além do pagamento à vista, os contribuintes poderão optar por parcelar o débito em dez vezes, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês, a partir de março.

Nesse caso, porém, não haverá desconto. Quem não tiver o número da inscrição imobiliária deverá procurar o Departamento de Cadastro Imobiliário (Decim) da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), na Avenida Barão do Rio Branco, 1.843 (prédio da Companhia de Saneamento Municipal – Cesama – 1º andar), no Centro, das 8h30 às 17h30, munido de documento referente ao imóvel.

Multas por atraso

No caso de atraso de 15 dias no pagamento, a multa será de 2% sobre o valor total do imposto; de 16 a 30 dias, 4%; de 31 a 45 dias, 8%; acima de 45 dias, 15 %. Para os que estiverem inscritos em Dívida Ativa (DA), a multa é de 20%.

O contribuinte que deixar de pagar o imposto até o final do ano terá o débito inscrito em DA no ano seguinte, com multa de mora de 20% e juros de 1% ao mês, podendo ser cobrado judicialmente (execução fiscal) ou extrajudicialmente (protesto em cartório).