Projeto de lei prevê aumento para servidores do MP e TJMG


:: TM Política em 08/02/2018 19:02 ::

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer pela legalidade a dois projetos de lei que tratam da revisão anual de vencimentos de servidores estaduais: um relativo ao Ministério Público (MP) e outro ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ). As duas proposições foram relatadas pelo deputado Leonídio Bouças (PMDB), presidente da comissão, que opinou pela legalidade dos projetos, apresentando uma emenda a cada um deles.

O projeto de lei 4.872/17, de autoria da Procuradoria-Geral de Justiça, fixa em 4,08% o percentual de recomposição no MP, aplicado aos vencimentos e proventos dos servidores retroativo a maio de 2017.

Conforme o MP, a revisão está dentro dos limites de despesa com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal, e o reajuste não deve ser aplicado ao servidor inativo, cujos proventos tenham sido calculados com base no artigo 40 da Constituição Federal.

Já o projeto de lei 4.873/17 fixa em 3,2% o índice de revisão para os servidores do TJ, autor do projeto, com aplicação também retroativa a maio do ano passado. A exceção é para os servidores citados no artigo 2º (inativos de que trata o mesmo artigo 40 da Constituição Federal e aqueles de que trata o artigo 9º da Lei Complementar 100, de 2007). Neste caso, devem ser observadas as regras e os critérios estabelecidos Regime Geral de Previdência Social. Em ambos os casos, as emendas excluem o artigo 3º dos projetos originais.

Caberá à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) analisar os dados relativos aos impactos financeiros das propostas. Antes de seguir para a FFO, os dois projetos ainda serão apreciados em 1º turno pela Comissão de Administração Pública. Só depois de passar por comissões, seguirão para plenário.

The post Projeto de lei prevê aumento para servidores do MP e TJMG appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.