Secretaria de Meio Ambiente realiza vistorias técnicas na arborização da Avenida Rio Branco


:: Prefeitura em 09/02/2018 16:31 ::

0902_vistoria_sma_143746.JPG
A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou série de vistorias nas árvores dos canteiros da Avenida Rio Branco. Os trabalhos já foram realizados na região entre o Bahamas São Vicente até a Avenida Presidente Itamar Franco. Os engenheiros florestais estão promovendo as vistorias por meio da avaliação visual, conforme orientam as normas técnicas.

Após esta fase do trabalho, as espécies indicadas pelos profissionais são verificadas pelo tomógrafo.

No trecho percorrido foram vistoriadas cerca de 130 árvores. Aproximadamente 18 espécies de sibipirunas, ipês amarelo e branco, quaresmeiras e jacarandás mimoso serão plantadas nesta área.

Tomógrafo

A SMA adquiriu o tomógrafo, sendo uma das poucas cidades do país a possuí-lo. O equipamento é aliado nas vistorias técnicas dos engenheiros florestais do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren).

O tomógrafo é complementar à avaliação visual do profissional, não sendo necessária sua utilização em todas as vistorias. Por isso, ele é utilizado nas árvores, considerando a importância da espécie, o porte, a localização e a expressiva beleza cênica, além da raridade, perigo ou ameaça de extinção. O equipamento gera imagens, permitindo definir, em tempo real, por meio de sensores instalados nos troncos, possíveis apodrecimentos, danos ocultos e regiões ocas, entre outros comprometimentos, sem danificar as árvores. As informações são enviadas para um sistema, que realiza os cálculos e resultados do trabalho.

Foto: Divulgação

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SMA, pelo telefone 3690-7454.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.