Emcasa doa computadores para Associação de Moradores do Parque das Águas


:: Diário Regional em 27/02/2018 19:25 ::

“Formar profissionais e tirar, sobretudo, as crianças das ruas”. Com essas palavras, a vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Parque das Águas, Jurema das Graças Silva, resumiu o propósito da associação que ela e a presidente Rosemir da Silva levam adiante com “muito sacrifício”, através do projeto “Verde é Vida, Cidadania e Arte”.

A fim de ajudar os projetos desenvolvidos pela própria comunidade, a Emcasa, em parceria com a Caixa Econômica Federal, doou, na tarde de segunda-feira, 26, quatro computadores e material de escritório, que serão utilizados nas aulas de informática.

O evento aconteceu na sede da Emcasa e contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira.

A Emcasa é responsável pela assistência social aos beneficiários do Programa “Minha Casa Minha Vida”. O órgão faz o acompanhamento social durante um ano, após a entrega das chaves do empreendimento. “Nesse período, promovemos o fortalecimento das lideranças e incentivamos a formação da associação de moradores. No caso de loteamentos como o Parque das Águas, realizamos uma capacitação em parceria com a Câmara Municipal, para continuidade do projeto”, explica a coordenadora de projetos sociais da Emcasa, Waldea Couto. As atividades de assistência já haviam sido encerradas, mas a Emcasa fez novo convênio com a Caixa Econômica Federal para as doações.

Quinhentos e sessenta e cinco famílias residem no loteamento, cuja associação desenvolve, com a ajuda de voluntários, aulas de capoeira, bordado, futebol, vôlei, dança e informática. “Estamos fazendo acontecer. Cerca de cem crianças e adultos participam do nosso projeto. O que nos estimula a continuar é a união das pessoas, sobretudo por conta do índice de violência, e tirar as crianças da rua”, enfatiza Rosemir.

Os esforços são muitos: além das aulas, a associação, no período de férias escolares, realizou uma colônia de férias. “Fora dos dias da aula, fazemos atividades, para tirar crianças e jovens das ruas”, conta Jurema. Ao serem questionadas se o trabalho está rendendo frutos, presidente e vice responderam em coro: “Com certeza! E é isso que nos dá forças para continuar”.

O prefeito Bruno Siqueira destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a comunidade: “É um trabalho que deve avançar, para desenvolvermos mais projetos com a comunidade. Temos certeza que esses equipamentos doados hoje serão muito úteis. Entregamos uma escola e uma creche para o bairro. Em cinco anos, foram 110 obras para Juiz de Fora”.

O presidente da Emcasa, Ricardo Francisco, destacou a importância de parcerias para fortalecer o atendimento às comunidades: “A Emcasa, ao longo de 30 anos, vem buscando parcerias tanto com secretarias da própria Prefeitura, como com o Governo federal, e com as próprias associações de moradores, a fim de trazer benfeitorias. Vamos continuar buscando recursos da União para novas conquistas”.

Essa doação totaliza R$14.127,58 destinados à comunidade, contemplada, em outras oportunidades, com caixa de som amplificada com microfone, material de capoeira (berimbaus, atabaques e pandeiro), dois conjuntos completos de uniforme de futebol adulto, bola e rede de vôlei, bola de futebol de campo, um computador completo com impressora, material de escritório e escolar.

Anúncios