Análise e aprovação de projetos são destaques na reunião do Fórum de Desenvolvimento de JF


:: Prefeitura em 06/03/2018 18:02 ::

0603_forum_discussao_cm_1_175007.JPG
As ações da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para agilizar a análise de projetos e garantir eficiência no retorno aos empreendedores foram temas de destaque no primeiro encontro do Fórum de Discussão Permanente para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Juiz de Fora em 2018, realizado na manhã desta terça-feira, 6.

A reunião contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira, secretários municipais e empresários, alguns pela primeira vez no fórum.

Abrindo o encontro, Bruno Siqueira lembrou a ação da Prefeitura na garantia de análise de projetos dentro de aspectos legais e na transparência das informações: Com a realização de concurso público no ano passado, buscamos aumentar o número de colaboradores, para termais agilidade nos processos. Além da contratação de novos analistas, o secretário da SAU, Eduardo Facio, apresentou breve resumo de ações que otimizaram os procedimentos internos e melhoraram consideravelmente o tempo de análise de projetos nos últimos anos. Entre elas, o secretário destacou a capacitação dos profissionais e a unificação do entendimento sobre a legislação, o acompanhamento do tempo médio de trabalho e a disponibilização, pela SAU, do plantão de atendimento aos projetistas: Junto à Subsecretaria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento e Gestão, estamos construindo sistema de gestão da informação, onde a tramitação dos projetos poderá ser acompanhada. A realização de seminário para projetistas está no planejamento da pasta, visando o aumento do número de projetos aprovados e a consequente geração de receita para o município. As reuniões do Forum acontecerão a cada dois meses, com pautas sugeridas pelos empresários.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon/JF), Aurélio Marangon Sobrinho, disse que o setor está confiante e feliz com os resultados: Em reuniões com os empresários, a manifestação é de que realmente o sistema de aprovação de projetos e liberação de alvará de construção melhorou muito.

Melhorias no ambiente de negócios

Após a reunião, os empresários Sávio Marcolini, da SmartFit, e Guilherme Duarte, da JG Corporate, acompanharam os presentes em uma visita à academia, inaugurada em janeiro. Com planos de expansão, a unidade, localizada no centro de Juiz de Fora, possui cerca de 2.900 alunos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, lembrou o papel do grupo na melhoria do ambiente de negócios e emprego na cidade.

Homenagem

Durante o encontro, os participantes do Fórum prestaram homenagem ao prefeito Bruno Siqueira, pela conclusão de obras fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, com destaque para o Teatro Paschoal Carlos Magno, novo marco cultural de Juiz de Fora, inaugurado na última semana.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.