Esquema de entrada de drogas e celulares em penitenciária é desmantelado


:: TM Cidade em 07/03/2018 19:36 ::

prisao-01.jpgFoto: Michele Meireles

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Juiz de Fora e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) desmantelou um esquema de entrada de drogas e celulares na Penitenciária Ariovaldo Campos Pires. Conforme as apurações, que duraram cinco meses, 25 detentos estavam envolvidos na empreitada, que era articulada do lado de fora da cadeia por dois homens.

Cada celular chegava a custar R$ 1.500, e as drogas, na maioria maconha, R$ 100 o grama.

Segundo a Delegacia Especializada Antidrogas, que conduziu a apuração, a entrada dos materiais era feita de forma arcaica: os envolvidos do lado de fora jogavam os objetos amarrados em uma corda e em uma pedra para dentro do cadeião. Já dentro da penitenciária, cinco presos içavam os materiais, que caiam próximo a uma janela de ventilação da cela 3. O gancho era feito com material reaproveitado das marmitex. Os próprios detentos faziam o monitoramento dos agentes penitenciários para realizar as operações.

A Polícia Civil conseguiu apreender nesta quarta (7) 34 celulares e drogas. Um homem de 30 anos foi preso no Bairro Linhares. O suspeito já trabalhou como agente penitenciário contratado em outra cidade. Na casa dele foram apreendidos carreteis de linha, possivelmente usados na manobra criminosa, e dinheiro. A participação dele foi comprovada por meio de interceptação telefônica. Seu comparsa está foragido.

Uma jovem de 18 anos e um rapaz de 19 também foram detidos. Segundo a Polícia Civil, a moça já guardou drogas para o suspeito de 30 anos, e o rapaz já comprou dele arma e drogas. Todos os envolvidos prestam depoimentos na delegacia.

The post Esquema de entrada de drogas e celulares em penitenciária é desmantelado appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios