Dez alimentos da estação para comer bem e com saúde sem gastar muito


:: TM Especiais em 11/03/2018 08:25 ::

:: TM Cidade em 11/03/2018 08:25 ::

Se observar bem as prateleiras de supermercados e bancas de feiras vai perceber uma variedade de frutas e vegetais com preços mais baixos nessa época do ano, devido ao clima que favorece a produção. Dez alimentos – abacate, banana, berinjela, goiaba, limão, maçã, maracujá, quiabo, tangerina e uva Itália – são considerados como “da estação” e, por isso, devem ter preferência na hora das compras.

Estão sempre frescos, têm mais qualidade e melhor preço.

Alimentos da época não necessitam de tanto agrotóxico na produção, por isso possuem maior concentração de vitaminas e minerais.

“O avanço da tecnologia, com uso de fertilizantes, permite plantio e colheita durante todo o ano. Portanto, o consumo de orgânicos é a melhor escolha, pois são colhidos e cultivados na época, sem o uso desses produtos”, alerta a nutricionista Jéssica Viana Hinkelmann, especialista em nutrição clínica funcional e fitoterapia e mestranda em Ciência da Nutrição.

A nutricionista Jéssica indica os benefícios dos alimentos da estação (Foto: Leonardo Costa)

A dica para uma alimentação mais saudável e ao mesmo tempo saborosa é substituir ingredientes, por exemplo trocar o macarrão pela berinjela ao preparar uma lasanha. “A berinjela também pode ser consumida como antepasto ou recheio para sanduíche, preparada com tomate, cebola e pimentão. E, ainda, ser consumida na forma de farinha, assim como o maracujá, que pode ter sua polpa congelada e depois usada com camomila e melissa no preparo de um chá saboroso e que auxilia na melhora da qualidade do sono”, sugere Jéssica.

Frutas transformadas

Uma forma de comer a banana é a partir do uso da biomassa, feita com a fruta verde, ou na forma de farinha. A nutricionista indica utilizá-la em doces, bolos ou para engrossar caldos e molhos. “Assim como a biomassa de banana verde, o abacate também pode ser consumido em doces. Uma sugestão é misturar com banana e cacau em pó e levar ao congelador, ficando com consistência e sabor semelhantes a musse de chocolate. Se desejar, pode adoçar com açúcar de coco ou mel. Outra opção é fazer guacamole, para acompanhar pães, torradas ou como molho de macarrão. Basta amassar o abacate a acrescentar tomate, cebola, limão, azeite de oliva extra virgem, orégano, sal e pimenta. Dê preferência a pães e torradas caseiros, que não utilizam aditivos químicos no seu preparo.”

Quer dar um toque especial ao café da manhã ou da tarde? Utilize as frutas para fazer geleias. “Com a uva Itália, basta adicionar uma colher de sopa de chia a um copo americano do suco da fruta e deixar na geladeira de um dia para o outro. Várias outras frutas podem ser usadas como geleia, como a goiaba e a maçã, levando a fruta ao fogo com água e xylitol, um adoçante natural”, recomenda.

verao-rodape2.png

The post Dez alimentos da estação para comer bem e com saúde sem gastar muito appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios