Juiz-forana lança aplicativo com serviços relacionados ao mundo pet


:: TM Especiais em 11/03/2018 08:25 ::

:: TM Cidade em 11/03/2018 08:25 ::

Lídia criou o APPets para facilitar a busca por serviços, como clínicas e petshops, e adoção de animais (Foto: Fernando Priamo)

Para facilitar a vida de muitos tutores, ou candidatos a adoção de algum animal, chega às lojas virtuais, neste domingo (11), o aplicativo APPets, criado pela estudante de medicina veterinária de Juiz de Fora Lídia Meggiolaro. A proposta da ferramenta é reunir todos os serviços relacionados aos animais domésticos, bem como clínicas veterinárias, laboratórios, petshops, pet sitters, dog walkers, hospedagens e farmácias, por exemplo.


Outro mecanismo do app é agregar instituições que ofertam animais para adoção, por meio de um catálogo. Também será disponibilizado nele uma espécie de “classificados”, para divulgação de animais perdidos ou achados.

“O aplicativo veio para reunir as melhores empresas e profissionais do ramo pet e suprir as demandas dos tutores de animais, seja cães, gatos, coelhos, pássaros, entre outros. Por meio do APPets, o usuário poderá realizar compras e marcação de serviços, como banho e tosa e consultas em clínicas. A proposta é dar mais conforto, até porque as pessoas estão com o celular na mão, o que facilita a busca por esses serviços, virando uma referência para elas. Além disso, na “área pet”, o app vai oferecer um cartão de vacinas virtual, com alertas para o proprietário”, explica Lídia, acrescentando que o app já conta com 30 parceiros, entre entidades e estabelecimentos.

Lançamento

O aplicativo estará disponível para download tanto na Apple Store quanto na Google Play a partir deste domingo (11). Ele pode ser baixado de forma gratuita para ambos os sistemas – iOS e Android. O lançamento acontecerá em um evento no mesmo dia, das 10h às 14h, no Hotel Green Hill (Avenida Deusdedit Salgado 4351, Salvaterra). Além da apresentação do aplicativo, cerca de 25 animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção responsável. Os interessados em adotar algum deles devem realizar um cadastro e responder a uma entrevista realizada pela equipe. Os animais ofertados neste dia têm mais de seis meses e são castrados e vacinados. Os filhotes, que também estarão disponíveis, têm garantia de esterilização gratuita quando atingirem a idade adequada, através do programa de Castração do Departamento de Controle Animal (Dcan) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Outro canal para esta finalidade é o Disque-Adoção, pelo telefone 3225-9933.

Antes mesmo de entrar na faculdade, a estudante já tinha o desejo de ingressar nesse meio, mas faltava uma ideia inovadora. “Ao iniciar o curso e fazer os estágios, percebi que havia muitas demandas em aberto. Foi pensando em reunir um pouquinho de todas elas que surgiu a ideia de criar um aplicativo com a temática animal. Fiz uma nova pesquisa e notei que não tinha nada parecido, então decidi apostar”, comenta ela, que está cursando o penúltimo período da graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Adoção ao toque dos dedos

Além de facilitar a busca por serviços e compras, o APPets vai oferecer um serviço inédito: um catálogo on-line de animais que estão disponíveis para a adoção. Por enquanto, a responsável por cadastrar os cães e gatos da cidade é Lídia, mas, futuramente, a inclusão deles será feita pelos próprios usuários. O interessado em adotar terá acesso a fotos e informações sobre os animais, bem como o sexo, características, peso, se tem algum problema de saúde, idade, se está castrado ou não, onde se encontram e o contato de quem está cuidado deles. Essas informações serão dispostas por meio de um feed semelhante ao do Instagram. “Eu brinco também que é como se fosse um ‘Tinder’ dos bichos, e a proposta é estreitar o contato entre quem quer adotar e quem oferece o animal. Queremos reunir animais tanto da cidade quanto de fora, já que a abrangência do aplicativo é nacional. Entendo que o app é mais uma ferramenta para fomentar a adoção”, destaca.

Forcinha para o Canil Municipal

Entre as entidades cadastradas no aplicativo dentro do setor de adoção, está o Canil Municipal. A parceria, segundo Lídia, surgiu durante a faculdade, já que muitas aulas do curso aconteciam no local por conta de convênios firmados entre a UFJF e o canil. A gerente do Departamento de Controle Animal, Miriam Neder, explica que o aplicativo será mais um meio para que os candidatos a adoção possam ter acesso aos animais assistidos. “Essa visibilidade é importante, e o app soma aos trabalhos que já realizamos, como a adoção virtual que ocorre por meio da página do canil no Facebook e o perfil do Instagram. Nos últimos tempos, o número de adoções tem aumentado, e o perfil de adotantes também. Notamos que as pessoas estão ficando menos exigentes em relação aos animais, inclusive dando preferência a bichos especiais, que apresentam amputações, sequelas de alguma doença e até cegos. O grande desafio é dar encaminhamento a cães de médio porte, que pesam entre 10kg e 25kg, que correspondem a 70% dos nossos animais”, destaca. Atualmente, o canil conta com 480 cachorros e 80 gatos.

The post Juiz-forana lança aplicativo com serviços relacionados ao mundo pet appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios