Professores e servidores estaduais fazem protesto no Centro


:: TM Cidade em 12/03/2018 16:14 ::

Protesto-Educa%C3%A7%C3%A3o-Leo1.jpgProfessores marcam presença do lado de fora do Instituto Estadual de Educação (Foto: Leonardo Costa)

Os trabalhadores da rede estadual de educação mobilizam, na tarde desta segunda-feira (12), a primeira manifestação da greve aprovada em assembleia do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) Subsede Juiz de Fora, na última semana.

Os professores se reúnem neste momento em frente ao Instituto Estadual de Educação, no Centro. Eles distribuem panfletos e acompanham a entrada de alunos na escola. Segundo os organizadores, a expectativa é que cerca de cem pessoas passem pelo protesto durante o período da tarde.

De acordo com o coordenador do Sind-UTE/MG – Subsede Juiz de Fora, Givanildo Guimarães Reis, a suspensão das atividades no município varia de 60% a 80%. “As escolas estão tendo aulas parcialmente, apenas algumas estão funcionando”, afirma. Conforme Reis, os manifestantes protestam contra o parcelamento, atrasos de salários e falta de pagamento de reajuste retroativo desde 2015. A expectativa é que a greve pressione o Estado a solucionar as questões e corrija a defasagem salarial na educação pública. “Nós achamos que essa política dos escalonamentos e dos atrasos prejudicam o trabalhador. Além disso, temos o compromisso do piso salarial, que o governo acertou conosco, mas vem descumprindo frequentemente”, critica. Outros pontos levantados pelos manifestantes são a falta de verba para manutenção e merendas nas escolas.

O coordenador indicou que novos atos devem ser realizados nos próximos dias, em conjunto com outras categorias. O objetivo é mobilizar mais pessoas a fim de pressionar o Governo estadual a negociar as demandas de cada grupo.

The post Professores e servidores estaduais fazem protesto no Centro appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios