UFJF inaugura planetário do Centro de Ciências nesta sexta-feira


:: TM Cidade em 12/03/2018 11:20 ::

Centro-de-Ci%C3%AAncias-UFJF-Alexandre-Dornelas.jpgAgendamentos de visitas podem ser feitas a partir desta terça-feira (13), no site do Centro de Ciências (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugura, nesta sexta-feira (16), às 18h30, o planetário do Centro de Ciências da instituição. Com cúpula de 12 metros de diâmetro e com equipamento internacional, o ambiente é considerado o maior planetário de Minas Gerais.

Segundo a universidade, o local promove um ambiente de imersão e transporta o público diretamente para as estrelas, demonstrando, de uma forma lúdica, elementos do nosso universo.

Com capacidade para 90 pessoas, o planetário funcionará, a partir do dia 20 de março, de terça-feira a domingo, oferecendo sessões com duração de 30 minutos cada. O agendamento de visitas pode ser realizado a partir desta terça-feira (13), por meio de cadastro on-line no site do Centro de Ciências. Uma vez marcado, o ingresso poderá ser baixado no próprio celular do visitante e, então, apresentado na porta do local. Quem estiver realizando uma visita espontânea ao Centro, sem ter marcado anteriormente, poderá participar de uma sessão, caso ainda existam lugares disponíveis. A entrada é gratuita.

O equipamento conta com projetores que capacitam a visão de planetas, do Sol, da Lua e demais objetos do sistema solar, sendo possível demonstrar a órbita de satélites, detalhes de superfícies e movimento de estrelas, por exemplo. Inicialmente, o planetário exibirá duas sessões, de 30 minutos cada: “A origem da vida” e “Astronomitos”, sendo a primeira voltada para todas as idades, enquanto a última foca no público infantil. Conforme a universidade, o equipamento também será utilizado de forma didática, não só para as escolas que visitarem o Centro de Ciências, mas para disciplinas que envolvam o estudo da Astronomia na UFJF.

A expectativa, segundo o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, é de que 60 mil pessoas visitem o ambiente, anualmente.

The post UFJF inaugura planetário do Centro de Ciências nesta sexta-feira appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios