Congresso discutirá papel da espiritualidade na recuperação de pacientes


:: TM Cidade em 13/03/2018 20:05 ::

Com o objetivo de mostrar a aplicação prática da espiritualidade no atendimento ao paciente de um modo ético e baseado cientificamente, Juiz de Fora sediará, nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), o Primeiro Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), na Faculdade de Medicina da UFJF.

O congresso terá como conferencista o principal pesquisador em psicologia e religião do mundo, o Norte-Americano Kenneth Pargament, principal pesquisador em Psicologia e Religião da atualidade, um dos 50 psicólogos vivos mais influentes do mundo.

Para um dos organizadores do evento, o psiquiatra do Nupes da UFJF, Alexander Moreira Almeida, o evento, que teve as 500 vagas esgotadas por profissionais de 60 cidades de todo país, será uma oportunidade para os especialistas da área obterem informações e, assim, ajudar seus pacientes.

“Os profissionais, às vezes, até querem incluir a espiritualidade no tratamento de seus pacientes, mas não sabem como ajudar, por isso o congresso contará com participantes de várias áreas da saúde, como oncologista, geriatras e médicos da família. Durante o congresso, os conferencistas irão apresentar casos, comprovados cientificamente, em que houve influência da espiritualidade no tratamento de seus pacientes”, adianta o médico.

O principal conferencista do congresso, Kenneth Pargament, é professor de Psicologia na Bowling Green State Univesity (EUA) e já publicou mais de 300 artigos científicos, que foram citados mais de 44 mil vezes. Com ampla experiência clínica e de pesquisa, entre suas principais contribuições está o estudo sobre o uso da religiosidade para lidar com problemas (coping religioso), influenciando de modo positivo e negativo a saúde e o bem-estar das pessoas.

Além de Pargament, o evento terá palestras do psiquiatra Frederico Camelo Leão (USP), dos geriatras Giancarlo e Alessandra Lucchetti (UFJF) e do oncologista Carlos Paiva (Hospital de Câncer de Barretos-SP).

The post Congresso discutirá papel da espiritualidade na recuperação de pacientes appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios