Filmes da Estação: festival juiz-forano tem 450 inscrições, de todo o Brasil


:: Prefeitura em 14/03/2018 16:43 ::

1403_filmes_estacao_162624.JPG
Quatrocentos e cinquenta curtas-metragens, de todos os estados brasileiros, foram inscritos na segunda edição do Festival Filmes da Estação, que acontece de 4 a 6 de maio, no Museu Ferroviário (Av. Brasil, 2001 Centro). Entre os concorrentes, há 27 produções realizadas em Juiz de Fora. A lista final de selecionados para exibição será divulgada no próximo dia 10.

Pela quantidade de filmes, e por ter recebido curtas de todo o Brasil, acredito que teremos um festival bem diverso em seus temas. Os curtas que estamos recebendo levantam questões políticas, sociais e culturais. Queremos que o Filmes da Estação fomente esses debates e incentive novos olhares, afirma o jornalista David Azevedo, um dos organizadores e curadores do festival.

Inteiramente gratuito, o Filmes da Estação tem financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa. O objetivo é dar visibilidade às produções contemporâneas de curta-metragem no país. Neste ano, as produções têm, no máximo, 20 minutos e serão divididas em três categorias: Mostra Estação (caráter competitivo, com troféus de Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri), Mostra Xangai (filmes de Juiz de Fora não inscritos na categoria anterior) e Mostra Trenzinho (produções direcionadas ao público infantil).

Conforme David, a ideia do festival surgiu da percepção da carência de espaço para curtas-metragens nas salas comerciais de exibição. Além de viabilizar a circulação de curtas, o festival juiz-forano tem a função de incentivar a formação de público. A primeira edição do Filmes da Estação aconteceu em 2015, também com financiamento da Lei Murilo Mendes.

Foto: Paula Duarte

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa 3690-7044.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios