Idosos são atropelados na Santo Antônio e na Itamar Franco


:: TM Cidade em 14/03/2018 18:08 ::

idosa-zap1.jpgAtropelamento ocorreu na descida da Itamar Franco, próximo ao Monte Sinai (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Dois idosos foram atropelados em importantes corredores de tráfego de Juiz de Fora, em um intervalo de menos de duas horas, entre o fim da tarde e o início da noite de terça-feira (13). O primeiro acidente aconteceu por volta das 17h30, no cruzamento das ruas Santo Antônio e Halfeld, no Centro.

No local, um homem de 70 anos foi atingindo por um carro ao tentar atravessar a primeira via. Já pouco antes das 19h, uma mulher, 82, foi atropelada por uma motocicleta na descida da Itamar Franco, na altura do Monte Sinai. As ocorrências foram registradas no mesmo dia em que reunião na Câmara entre vereadores e secretários da Prefeitura discutiu a segurança da pessoa idosa no âmbito da mobilidade urbana. Na quarta-feira da semana passada (7), outra vítima da terceira idade, 74, morreu após ser atropelada por uma moto em plena Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Floriano Peixoto, na pista sentido Manoel Honório/Bom Pastor.

No acidente ocorrido terça no Centro, o motorista envolvido, 52, relatou à Polícia Militar que conduzia um Hyundai Creta pela faixa da esquerda da Rua Santo Antônio e, ao se aproximar do entroncamento com a Halfeld, foi surpreendido pelo pedestre, que teria atravessado correndo, com o semáforo aberto para a circulação de veículos. O condutor acrescentou que tentou desviar para a direita, mas acabou atingindo o homem, que caiu ao solo. Após o impacto, o veículo parou sobre a calçada.

A vítima foi socorrida pelo Resgate e encaminhada ao Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, com fratura exposta no membro inferior esquerdo. Segundo a assessoria do hospital, o paciente passou por cirurgia e, nesta quarta-feira (14), se recupera internado na enfermaria. Como o idoso foi levado diretamente para o centro cirúrgico, a PM não conseguiu obter o relato dele sobre o atropelamento. A perícia da Polícia Civil realizou os levantamentos no local.

Já o acidente na noite de terça, que deixou ferida uma aposentada na Itamar Franco, envolveu uma Yamaha 125. De acordo com o registro policial, o motociclista, 31, e o carona, 25, foram qualificados por terceiros, mas não teriam aguardado a chegada da PM ao local. A paciente foi socorrida pelos bombeiros e levada para o Monte Sinai. Segundo a assessoria do hospital, após receber os primeiros cuidados na unidade, a idosa foi transferida a pedido da família. A Secretaria de Saúde confirmou a entrada da mulher no HPS e informou que ela passou por cirurgia e permanece internada, nesta quarta, na sala de urgência, estável e lúcida.

Quando a PM chegou ao local do acidente, não encontrou os envolvidos, mas obteve informações de que a vítima havia sido atingida por uma moto que trafegava no sentido UFJF/Centro. A aposentada teria sofrido vários ferimentos pelo corpo. O motociclista e o carona teriam apresentado lesões leves, mas dispensaram o socorro e teriam deixado o local sob a alegação de que a viatura estava demorando.

Settra vai avaliar pontos com travessias de pedestre

No mesmo dia em que dois idosos foram atropelados em movimentadas vias de Juiz de Fora, a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara se reuniu com os secretários de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello; de Atividades Urbanas, Eduardo Facio; e de Segurança, José Armando Silveira; justamente para discutir questões envolvendo a segurança da terceira idade em meio ao tráfego. De acordo com a assessoria da Câmara, a presidente da comissão, vereadora Ana do Padre Frederico (MDB), relatou os principais problemas enfrentados pelos idosos na cidade em relação ao trânsito, como o tempo curto para travessia em alguns semáforos, principalmente nas avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas.

Segundo a assessoria da Settra, a secretaria “tem uma supervisão específica para cuidar do sistema semafórico da cidade e, frequentemente, são feitos ajustes, de acordo com a necessidade das vias. No entanto, durante a reunião, a Settra se prontificou a realizar uma avaliação em alguns pontos com travessias de pedestre”.

No encontro ainda foi tratada a questão da manutenção dos veículos do transporte coletivo, já que haveria denúncias sobre sujeira. Também foi informado pelo Legislativo a realização de audiência pública para discutir a lei estadual 21.121/14, a qual assegura ao idoso e à pessoa com deficiência gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros. O evento foi marcado para o dia 27 de março, às 15h, no plenário da Câmara, após a comissão ter recebido denúncias de que a norma não estaria sendo respeitada pelas empresas de ônibus.

The post Idosos são atropelados na Santo Antônio e na Itamar Franco appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios