Defesa Civil apresenta cineminha sobre prevenção para crianças do Santo Antônio


:: Prefeitura em 11/04/2018 15:06 ::

1104_cineminha_defesa_civil_1_141358.jpg
O projeto Defesa Civil vai às Escolas é realizado todos os anos no período de estiagem (abril a outubro), quando o trabalho de prevenção é intensificado. Nesta quarta-feira, 11, a equipe esteve na Escola Municipal Dante Jaime Brochado, no Santo Antônio, região sudeste, um dos bairros mais atingidos pelas chuvas de março, iniciando a temporada de 2018.

Ao todo, 260 crianças, entre 7 e 10 anos, conheceram o Chico Alerta e sua turma.

O cineminha com bonecos de fantoche apresenta de forma lúdica os vários problemas ocasionados pelas chuvas e as formas de prevenção. O objetivo é que as crianças levem para casa, para os vizinhos, para os amigos, o potencial de prevenir e guardar a vida. É uma forma, também, de mostrarmos a elas que existe uma equipe alerta, que é a Defesa Civil, para prevenir e pronta para atender, destaca a assistente social da Defesa Civil, Flávia Longo.

Ketlen Vitória tem 7 anos e está no segundo ano. Durante as perguntas, após o cineminha, contou que o barranco na casa do padrinho dela caiu: Estava chovendo, ele ainda não tinha terminado a obra, e o barranco caiu. Foi um susto. Ele não chamou a Defesa Civil e hoje aprendi que tem que chamar quando tiver problema. Achei muito legal o cineminha e gostei muito da Dona Tempestade.

Se as crianças são o futuro do Brasil, Alyce Assis é um exemplo de que investir na educação e na conscientização desde cedo é fundamental. Com apenas 8 anos, ela afirmou que é preciso cuidar do meio ambiente e destacou o que aprendeu com a Defesa Civil: Não pode jogar lixo na rua, senão pode inundar tudo. A gente tem que cuidar do nosso mundo e da água, que é tão importante.

A diretora da escola, Angélica Cristina de Freitas, enfatizou que a conscientização é o mais importante para que as informações passadas sejam reproduzidas para a família, que passarão a saber como agir em situações de risco. As crianças não são só multiplicadoras. É na base que construímos seus princípios, em todos os sentidos, por isso estamos sempre buscando atividades educativas, completa a diretora.

Ao final, todas as crianças levaram um panfleto informativo para casa, com um dos personagens para colorir.

Texto e foto: Luciana Peralta

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios