Doze localidades de Juiz de Fora vão receber internet banda larga


:: TM Cidade em 12/04/2018 21:41 ::

Com a adesão, Juiz de Fora pretende fortalecer as ações de inclusão digital e democratização do acesso à internet, já iniciadas com o programa JF+Digital. Após análises realizadas pelas equipes da Subsecretaria de Planejamento do Território, 12 localidades foram selecionadas para implantação do programa: os núcleos urbanos de Rosário de Minas, Penido e Valadares, no Distrito de Rosário de Minas; Humaitá, Monte Verde, Toledos e Torreões, no Distrito de Torreões; Sarandira e Caetés, no Distrito de Sarandira; e as localidades urbanas descontínuas de Paula Lima, Dias Tavares e Chapéu d’Uvas, no perímetro urbano de Juiz de Fora.

Um dos critérios utilizados para a escolha dessas localidades foi o fato de elas não possuírem conexão à internet em banda larga, bem como disporem de equipamento público para instalação das antenas de distribuição de sinal, não gerando custos para a Prefeitura, com construção de infraestruturas específicas para este fim, segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Argemiro Tavares.

O secretário destaca que os equipamentos serão instalados por empresas credenciadas pelo Governo federal e a contrapartida do município será o local para a instalação dos equipamentos e energia elétrica.

Por isso os pontos de acesso serão instalados em escolas e unidades básicas de saúde. “A partir desses pontos, a conexão via satélite, será distribuída para a comunidade, com um pequeno custo, pois a maior parte do valor será subsidiada pelo governo”.

De acordo com Argemiro, a intenção do Governo é que a instalação das antenas comece a partir de maio em alguns municípios, mas não há previsão de quando será feita em Juiz de Fora. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado, e teve investimentos de mais de R$ 3 bilhões.

The post Doze localidades de Juiz de Fora vão receber internet banda larga appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios