Gente, seus propósitos e gestão


:: TM Opinião em 12/04/2018 08:11 ::

Organizações devem estar em constante mudança na busca pela excelência, mesmo aquelas líderes em seus segmentos. É necessário investir sistematicamente em inovação, infraestrutura, melhoria de processos, tecnologia da informação, comunicação, novos produtos e serviços.

Sobretudo é fundamental priorizar as pessoas, seu desenvolvimento e sua satisfação no trabalho. Cabe às lideranças evoluir sua mentalidade, conquistar seu time para a busca de resultados, valorizando os propósitos de vida desses colaboradores. Esses propósitos precisam estar alinhados aos objetivos da organização.

Equipes de alta performance e gestores modernos trabalham em rede, exercitando autogestão em vez de hierarquia rígida e controles excessivos. É a prática da experimentação, a liberdade do “vai lá e faz”, e fazer o simples. É o estímulo da criatividade que traz novos aprendizados e reduz o paralisante medo de errar.

Bons exemplos desse envolvimento das pessoas estão nas cooperativas – nas verdadeiras -, exitosas experiências de associativismo na busca do bem coletivo e da satisfação individual de seus membros. Sustentado na ética e no respeito ao ser humano, o cooperativismo é lastreado por valores como solidariedade, liberdade, equidade, transparência e responsabilidade socioambiental, que são também as bases da moderna Governança Corporativa, hoje no centro dos debates sobre gestão empresarial em todo o mundo. Para cada um dos princípios básicos da Governança Corporativa, encontramos um valor correspondente no secular modelo cooperativista.

Hoje, nossa maior e mais grave crise não é a política ou a econômico-financeira, mas, acima de tudo, a moral, por escassez de valores, raiz do egoísmo, do individualismo, “da auri sacra fames” e da corrupção. Por isso, precisamos voltar nossos olhos para o humano. Neste momento, a prioridade na gestão são as pessoas, com propósitos, paixão pelo que fazem, versatilidade, flexibilidade e grande capacidade de adaptação aos novos tempos.

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

The post Gente, seus propósitos e gestão appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios