Semana Nacional da Voz oferece avaliações clínicas em JF


:: TM Cidade em 12/04/2018 21:41 ::

“Nós entendemos a voz como uma importante ferramenta de comunicação, envolvendo questões laborativas, artísticas e funcionais, então estamos com o intuito de não só falar, mas ouvir a voz do outro. Este mote é importante ser colocado em tempos de radicalização. As pessoas não querem ouvir a voz do outro, a opinião do outro. Todo mundo quer somente se expressar”, explica o otorrinolaringologista Antonio Bartolomeu Dias Júnior, um dos integrantes do quadro clínico do Espaço Gonik Dias. Entre 16 e 20 de abril, das 13h às 15h, a clínica será responsável pelo atendimento voluntário a pacientes com distúrbios vocais em celebração à Semana Nacional da Voz, campanha promovida em conjunto pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Trabalhada em âmbito nacional, a campanha, concebida sob o tema “Afine a sua saúde.

Cuide da sua voz”, foi abraçada por seis cidades mineiras, dentre elas Juiz de Fora – a única da Zona da Mata – com o intuito de atentar as pessoas aos riscos e às consequências dos descuidos com a garganta e com o aparelho fonador – constituído por pulmões, traqueia e laringe -, além de fornecer atendimento gratuito à sociedade por meio de postos, novidades desde a criação da campanha em 1999. Em razão da oferta limitada – o espaço estima que 200 pessoas possam ser examinadas -, as avaliações clínicas devem ser agendadas previamente pelos interessados. Após os exames necessários, os pacientes serão encaminhados ao atendimento público. A equipe de assistência do espaço clínico será composta por três otorrinolaringologistas, um cirurgião cérvico facial e auxiliada por estudantes de Medicina da UFJF, da Suprema e da Unipac.

A campanha busca atingir pessoas com rouquidões por mais de 14 dias, com pigarro – associado ao tabagismo -, com distúrbios relacionados à fonação e profissionais da voz. Além disso, atenta para o equilíbrio no tom de voz, na necessidade da higiene vocal; na preservação das vocais por meio de hidratação e do controle da fala em lugares com ar-condicionado e fumaça intensos. A rouquidão, como lembra o médico Antonio Bartolomeu, é um dos sintomas do câncer de garganta, tratável ao ser descoberto preventivamente. Além disso, como ferramenta de expressão e comunicação, a voz é passível de influências emocionais. “O estresse, a ansiedade e a angústia podem levar à ausência da voz. Um exemplo é um cantor que, na hora de fazer um show, não consegue cantar em razão de uma carga emocional muito grande. Isso leva a uma alteração vocal”, completa o otorrinolaringologista.

Os exames podem ser agendados por meio dos telefones 3232-4400 e 3232-6686.

The post Semana Nacional da Voz oferece avaliações clínicas em JF appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios