Semana do Livro Infantil terá contação de histórias para 850 alunos


:: Prefeitura em 13/04/2018 17:30 ::

1304_semana_livro_infantil_160723.jpg
Em 18 de abril, aniversário do escritor Monteiro Lobato, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Na Biblioteca Regional Delfina Fonseca Lima (Rua Marília, 631 Bairro Benfica), as comemorações serão abertas na segunda-feira, 16. A unidade, gerenciada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), promoverá três dias de contação de histórias, agraciando cerca de 850 alunos de quatro escolas municipais (E.

M.), Áurea Nardelli (Vila Esperança), Padre Wilson (Igrejinha), Marília de Dirceu (Filgueiras) e Maria das Dores Dias Lizardo Ferreira Leite (Benfica) e uma estadual (E. E.), Professor Lopes (Benfica).

No dia 18, o diretor da unidade, Cristiano Fernandes, participará do Encontro de Mobilizadores Sociais, projeto da Votorantim, que, neste ano, trabalha com o tema Leitura. Além de discutir estratégias de fomento ao livro, ele fará explanação sobre o projeto Leitores e Mediadores em Ação, mantido pela Biblioteca Delfina Fonseca Lima, e classificado com uma das três melhores ações brasileiras de fomento à leitura na categoria Biblioteca. Ao lado de iniciativas realizadas em Brasília (DF) e Salvador (BA), o projeto recebeu o selo e o troféu do Prêmio Instituto Pró-Livro Retratos da Leitura, em 2017.

Na programação da Semana do Livro Infantil, os estudantes beneficiados com as sessões de contação de histórias serão os da educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino básico. A maior parte vai conferir a atividade durante visita à Biblioteca Delfina Fonseca Lima. Já os estudantes das escolas Padre Wilson e Marília de Dirceu receberão os contadores na própria instituição de ensino. Qualquer pessoa interessada poderá comparecer à biblioteca, para acompanhar as contações, sem necessidade de inscrição prévia.

Para Cristiano Fernandes, atividades como a Semana do Livro Infantil são essenciais para a difusão e a dinamização da leitura: O hábito de ler precisa ser incentivado diariamente, sobretudo com as crianças, que vivem fase de formação para a vida. A Biblioteca Delfina Fonseca Lima cumpre seu papel como mediadora de estratégias para a formação de leitores, ao propor ações literárias e artísticas. Oferecemos ambiente acolhedor, próprio para essa faixa etária, com estímulos lúdicos que inspirem e convidem à leitura.

A Biblioteca Delfina Fonseca Lima oferece contação de histórias durante todo o ano, por meio do projeto Leitores e Mediadores em Ação. As pessoas interessadas em agendar grupos para as atividades de incentivo à leitura podem fazer contato pelo telefone 3222-4220.

Programação

– Segunda-feira, 16 – das 14 às 16 horas Contação, com Vanda Ferreira (na biblioteca)
– Terça-feira, 17 – das 10 às 14 horas Contação, com Cristiano Fernandes (na E. M. Padre Wilson), e das 14 às 16 horas, com Debora Leidiane (na biblioteca)
– Quinta-feira, 19 – das 10 às 13 horas Contação, com Cristiano Fernandes (na E. M. Marília de Dirceu), e das 15 às 17 horas, com Magda Trece (na biblioteca)

Foto: Benficanet.com

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa 3690-7044.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios