Historiadores do Museu ministram palestra para docentes


:: Prefeitura em 17/04/2018 16:53 ::

1704_historiadores_do_museu_162918.jpg
Historiadores do Museu Mariano Procópio, Sérgio Augusto Vicente e Priscila Pinheiro foram convidados para uma apresentação na Secretaria de Educação (SE) de Juiz de Fora, onde farão palestra de interação da fundação com as escolas do município. A apresentação será interna, direcionada aos professores locais, e terá como título Museu e a escola: reflexões e possibilidades.

O evento acontecerá nesta terça-feira, 17, às 18h30, na sede da SE, com atividades pedagógicas que complementam a grade de estudos, referentes aos museus que fazem parte da base curricular de ensino da instituição no município.

Para Sérgio, é importante discutir as potencialidades educativas dos museus como espaços de educação não formal, não apenas completando a educação escolar, mas aprofundando o entendimento de questões relativas aos projetos de memória, às intencionalidades das narrativas expositivas etc. Os participantes terão a oportunidade de pensar como poderão ser utilizadas algumas peças emblemáticas do acervo histórico do Museu Mariano Procópio dentro das salas de aulas e encaixar as temáticas dentro dos conteúdos didáticos. Além do espaço para falar sobre vários museus, ressaltamos a importância do Museu Mariano Procópio como fonte de estudos para pesquisadores, professores e corpo estudantil, afirma.

Periodicamente, os historiadores que fazem parte do Departamento de Acervo Técnico do museu (DAT) realizam palestras com variados temas referentes ao acervo e a personalidades históricas, voltadas a pesquisadores, universitários e interessados nos assuntos abordados. Através do Departamento de Difusão Cultural (DDC), a equipe educativa da instituição promove o projeto Museu Vai à Escola, que oferece atividades de interação entre a fundação e as escolas públicas e privadas do município.

Foto: Vinicius Ribeiro.

* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio: 3690 2004.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios