Mais de 240 alunos participam da atividade Museu vai à Escola


:: Prefeitura em 09/05/2018 16:27 ::

0905_pjf_visita_museu_alunos_1_152725.jpg
Em maio, quando é comemorado o aniversário de Juiz de Fora, o Instituto Vianna Júnior realiza diversas atividades sobre o município, como a mostra cultural com o tema Juiz de Fora: Diversidade, Identidade e Respeito. Dentro da programação especial para alunos das turmas do ensino fundamental, a Fundação Museu Mariano Procópio participa, com o projeto Museu vai à Escola.

Mais de 240 alunos participam diretamente da iniciativa. As imagens em exposição, levadas pela equipe educativa da fundação, estão disponíveis a todos, em exibição no hall principal da instituição.

Através da equipe do Departamento de Difusão Cultural (DDC) foram trabalhadas atividades interativas, para que os alunos possam assimilar os temas abordados de maneira mais prática. As temáticas são adaptadas a cada turma, atendo-se à série e faixa etária. Para o aluno do quinto ano Thales Oliveira, que participou da atividade sobre curadoria na terça-feira, 8, a escolha das imagens para o trabalho em equipe com seu colegas foi divertida: Adorei. Cada um escolheu uma imagem diferente do museu. Daí organizamos, para explicar aos outros grupos.

Segundo o professor da turma, Daniel Rodrigues, é fundamental abordar a cultura do município e despertar curiosidade sobre sua fundação, além do sentimento de pertencimento do conjunto cultural que faz parte da cidade. A instituição sediará o projeto até esta quinta-feira, e para o início da programação da Semana de Museus, a Escola Cenetista Monteiro Lobato, no Bairro Manoel Honório, receberá a equipe do museu no dia 14.

O objetivo desse projeto é levar ações educativas que despertem conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, aproximando o Museu das escolas. Serão promovidas exposições itinerantes, atividades temáticas e oficinas, possibilitando geração e produção de novos conhecimentos. Assim, o museu passa a ter público mais ativo e participativo, reforçando também as relações com seu entorno.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br ou pelos telefones 3690-2027 ou 3690-2004.

Foto: Vinícius Ribeiro

* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio: 3690 2004.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios