Guarda Municipal acompanha usuários do Caps nas trilhas do Morro do Imperador


:: Prefeitura em 10/05/2018 08:47 ::

1005_trilha_morro_do_imperador_080420.jpg
Nesta sexta-feira, 11, a Guarda Municipal vai guiar um grupo de dez usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Leste) em um passeio ecológico pelas trilhas do Morro do Imperador. O grupamento da Guarda Municipal Ambiental (GMA) dá apoio durante todo o percurso, orienta quanto aos cuidados ao caminhar nesse tipo de terreno e conscientiza sobre a preservação da fauna e da flora.

Também fazem o passeio profissionais de saúde do CAPS como psicólogo e técnicos de enfermagem. A caminhada tem concentração marcada para as 9 horas, no início da trilha na base do morro, no alto da Rua Dr. Constantino Paleta, e encerramento no Mirante.

O deslocamento rumo ao topo tem quase um quilômetro de extensão e é feito em meio a pedras, terra, bambuzal e encostas íngremes. Todo o caminho da trilha é livre de vegetação. Embora haja alguns pontos de inclinação mais acentuada, o nível de dificuldade da subida é considerado baixo. A equipe da Guarda analisa as condições do grupo e, de acordo com a capacidade, pode realizar paradas para descanso.

A compensação do esforço fica por conta da experiência em meio à natureza e da vista da cidade por um ângulo pouco comum. Ao atingir o ponto mais alto da trilha, o grupo chega a uma grande pedra, uma espécie de platô, de onde se tem uma visão panorâmica do Centro da cidade até a região nordeste, na lateral esquerda do morro, área não visível a partir do Mirante Sales de Oliveira.

Antes de se colocar a caminho, o grupo se concentra na base do Morro do Imperador e recebe orientações da GMA. A equipe reforça algumas noções sobre meio ambiente. Entre as indicações, a importância de se ter cuidado com a entrada naquele ambiente, que é uma área de preservação ambiental, onde o ser humano é o invasor. Não coletar folhas, quebrar galhos e, principalmente, não deixar lixo na trilha, são regras repassadas.

A Guarda Municipal Ambiental realiza rondas preventivas nas trilhas do Morro do Imperador desde 2010, a fim de evitar a prática de ilícitos na área, promover segurança para frequentadores e moradores do entorno, além de contribuir para a conservação ambiental deste patrimônio histórico municipal.

Com as caminhadas guiadas, a equipe busca sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação de um dos mais significativos patrimônios paisagísticos da cidade, em plena área urbana.

* Informações através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania pelo telefone 3690-7599.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios