Casos de tuberculose em JF alertam para perigo da doença


:: TM Cidade em 11/05/2018 08:37 ::

Sete crianças estão em tratamento e outras 13 estão passando por medida terapêutica para evitar o desenvolvimento de tuberculose após terem tido contato com uma pessoa adulta diagnosticada tardiamente com a doença em Juiz de Fora. A informação foi confirmada à Tribuna pela Secretaria de Saúde, que não divulgou o sexo ou a idade desta pessoa, mas alerta para o perigo da doença, que ainda faz vítimas no país. Em Minas Gerais, 4.548 casos da doença foram notificados em Minas Gerais, sendo 405 em Juiz de Fora – quase 10% do total. A cidade é a segunda com mais registros de tuberculose no estado, atrás apenas da capital Belo Horizonte, com 697 notificações.

Conforme informações repassadas em nota oficial da Prefeitura, a secretaria foi notificada sobre o diagnóstico tardio de uma pessoa que trabalhava diretamente em contato íntimo e prolongado com 26 crianças.

” data-cycle-speed=”750″ > slide-tuberculose.jpg slide-tuberculose1.jpg slide-tuberculose2.jpg slide-tuberculose3.jpg slide-tuberculose4.jpg
<

>

A partir desta informação, o setor de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde fez o levantamento dos familiares da pessoa infectada e também verificou a possibilidade de infecção no trabalho dela. Desta forma, 26 crianças com a qual a pessoa infectada tinha contato foram investigadas e avaliadas com a prova tuberculínica e raio-X. A partir desses exames, a equipe da pasta verificou que sete delas foram diagnosticadas com a doença e já iniciaram tratamento. Treze estão em quimioprofilaxia, medida adotada para prevenção da infecção da bactéria causadora da doença ou o desenvolvimento da doença em pessoas infectadas. Outras seis crianças não foram contaminadas, mas continuarão sendo acompanhadas.

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação destacou que foram feitas reuniões com os pais das crianças, com o objetivo de repassar orientações sobre a doença e sobre as medidas adotadas, assim como no ambiente familiar da pessoa infectada. Ainda por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que está acompanhando o caso junto à Secretaria de Saúde e que as crianças estão frequentando a escola normalmente.

Doença crônica

Questionada sobre os rumores de que estaria ocorrendo um surto de tuberculose na cidade, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde negou a informação e informou que a tuberculose é uma doença crônica e que, por isso, não se manifesta em forma de surto. A pasta acrescentou ainda que não houve aumento no número de casos da doença na cidade no último mês, mas não repassou dados. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) aponta 405 notificações em Juiz de Fora durante o ano passado.

The post Casos de tuberculose em JF alertam para perigo da doença appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios