Juiz de Fora e região têm nove casos de síndrome respiratória causada pela gripe


:: TM Cidade em 14/05/2018 22:10 ::

Juiz de Fora é uma das seis cidades da região com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgado nesta segunda-feira (14), Visconde do Rio Branco, Leopoldina, Laranjal, Ubá e Muriaé também já tiveram registros confirmados da doença, considerada uma forma mais grave da gripe. No total, 53 casos da síndrome foram confirmados no estado somente neste ano, além de dois óbitos.

Ainda de acordo com os dados, três cidades da região têm dois casos cada uma: Juiz de Fora (subtipo A/H3 sazonal e Influenza B), Visconde do Rio Branco (A/H3 sazonal e A não subtipado) e Leopoldina (ambos causados pelo vírus A não subtipado).

As outras têm um caso cada uma.

Do total de 53 ocorrências em Minas, 46 são decorrentes do Influenza A (86%) e três do Influenza B (5%). Naqueles em que foi identificado o vírus A, o subtipo A/H3 sazonal é o de maior proporção, seguido do Influenza A não subtipado e do subtipo A/(H1N1)pdm09. Dos dois óbitos associados à gripe, um ocorreu em Paraguaçu, no Sul de Minas, e foi causado pelo subtipo A/H3 sazonal. A outra morte confirmada ocorreu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, causada pelo vírus A não subtipado.

Síndrome

A SRAG é causada quando ocorre a junção dos sintomas da síndrome gripal (gripe comum) associada à dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização. A ocorrência é mais comum em pessoas com imunidade comprometida, como crianças menores de 5 anos, idosos e doentes crônicos, entre outros grupos. A melhor forma de se prevenir contra a doença é buscar a imunização, oferecida nos postos de saúde por meio da vacina contra a gripe. A campanha nacional de imunização vai até dia 1º de junho.

The post Juiz de Fora e região têm nove casos de síndrome respiratória causada pela gripe appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios