Parque do Museu Mariano Procópio é reaberto para visitantes nesta terça


:: TM Cidade em 14/05/2018 22:10 ::

museu-olavo.jpgParque do museu só voltará a reabrir após nova avaliação da Vigilância Epidemiológica, que será feita em março (Foto: Olavo Prazeres)

O Parque do Museu Mariano Procópio estará aberto ao público a partir desta terça-feira (15). A unidade volta a receber visitantes mais de quatro meses após a confirmação de que um macaco Bugio que vivia no local morreu por febre amarela.

Na ocasião, a administração municipal optou por fechar o parque por tempo indeterminado, como medida de proteção à população. Nesta terça, o local reabre às 8h com novidades: as trilhas localizadas no entorno dos prédios históricos, que estavam fechadas, voltarão a integrar o percurso de caminhada para os visitantes. A Galeria Maria Amália também será reaberta.

Conforme informações da administração do museu e da Secretaria de Saúde, divulgadas também pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) em vídeo publicado em sua rede social na última sexta-feira (11), técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Prefeitura avaliaram a unidade e concluíram que o espaço poderia voltar a receber visitantes. Segundo a equipe, o cenário atual é propício para a redução dos casos de febre amarela e outras arboviroses, devido às temperaturas mais baixas e às poucas chuvas, o que levou à abertura do museu.

Além disso, teriam sido levados em conta os dados de cobertura vacinal do município, que já ultrapassa 100% da população em Juiz de Fora, e o fato de outros parques já teriam reaberto as portas para visitantes após o surto da doença em Minas e em São Paulo. Apesar disso, a orientação é que as pessoas que ainda não se vacinaram só visitem o parque após serem imunizadas.

Horários de visitação

A partir desta terça-feira, o parque do museu voltará a receber visitantes das 8h às 18h, de terça a domingo. Os acessos às trilhas do entorno dos prédios também são abertos às 8h, mas as trilhas só podem ser utilizadas até as 17h, de terça a sexta-feira. De acordo com a Prefeitura, os trajetos foram revitalizados e terão rondas constantes da equipe de vigilantes do museu, para garantir a segurança dos visitantes. Já a Galeria Maria Amália, localizada no interior do museu, ficará aberta das 10h às 17h, também de terça a sexta-feira.

Além da exposição “Esplendor das formas”, o público poderá conferir o quadro “Retrato de Dom Pedro II”, de Joaquim da Rocha Fragoso, no mesmo local e horário. A tela é conhecida por ter uma marca de tiro disparado no início da República. Escolas e outras instituições que desejarem fazer uma visita guiada ao local devem entrar em contato com a administração pelo telefone (32) 3690-2027 ou pelo e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br.

The post Parque do Museu Mariano Procópio é reaberto para visitantes nesta terça appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios