Programação da 16ª Semana de Museus tem início nesta segunda


:: Prefeitura em 14/05/2018 10:40 ::

0000_pjf_museu_arquivo2_101209.jpg
Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, esse é o tema 16ª Semana Nacional de Museus que acontece de 14 a 20 de maio. A Fundação Museu Mariano Procópio preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conta com 1.300 museus inscritos e 3.261 atividades oferecidas ao público, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e dentre outras ações.

Nesta segunda-feira, a Escola Cenetista Monteiro Lobato, no Bairro Manoel Honório, receberá a equipe do museu com o projeto Museu Vai à Escola.

Dentre as atividades que serão realizadas ao longo semana, a instituição está atenda a proposta desta edição, e com isso pretende aproximar de várias formas possíveis o público do museu. No dia 15, será realizada a palestra sobre restauração e conservação de papel. O restaurador e conservador, Aloysio Gerheim, apresentará durante o evento algumas das técnicas utilizadas e, em seguida algumas práticas para que os participantes possam conhecer mais sobre as atividades no acervo em papel. No auditório, os historiadores do Departamento de Acervo Técnico (DAT) abordarão o trabalho que é feito nos setores de arquivo fotográfico, arquivo histórico e biblioteca do museu. Mais de 20 pessoas, dentre estudantes dos cursos de história, artes, moda, além de professores, profissionais da área e curiosos sobre o tema, se inscreveram.

Para os amantes da fotografia, será realizado o concurso Minha Foto no Museu, que pretende incentivar a visitação ao espaço público cultural, divulgar a instituição, acervo e atividades nas redes sociais (Facebook, Instagram). Para participar além das fotos utilizando os espaços do museu, os participantes devem usar as marcações, mais conhecidas no meio como Hashtags : #minhafotonomuseu #Mapro #MaproPJF. Além disso, para ampliar o alcance de visualização, as fotos devem ter a localização do espaço.
A atividade tem início na terça-feira, e as melhores fotos serão selecionadas no dia 29 e publicadas nas redes sociais do Museu. Os três primeiros colocados receberão um brinde especial.

Na manhã de sábado, 19, o parque do museu terá a apresentação das crianças e jovens do Gente em primeiro lugar. E para encerrar programação, no domingo será exibido o documentário Vozes da memória. O filme será exibido à noite no parque da instituição, a partir das 18 horas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Museu Mariano Procópio: 3690 2004.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios