Prisão de Dirceu é grande derrota para PT


:: Kennedy Alencar em 17/05/2018 23:34 ::

Apesar de esperada, a ordem de prisão do ex-ministro José Dirceu é uma grande derrota para o PT. Agora, as três principais figuras do governo Lula ficarão presas. O ex-presidente da República e o ex-ministro Fazenda Antonio Palocci Filho já estão em Curitiba. Dirceu, que recebeu pena muito dura (30 anos e 9 meses), deverá se apresentar à polícia até as 17h de amanhã, conforme prazo judicial.

Simbolicamente, é muito forte o aprisionamento dos três políticos mais importantes do PT. Este foi o primeiro comentário de hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”. O andamento do acordo de delação de Palocci também foi abordado.

*

Destinos ligados

O destino do PT está ligado ao de Lula.

Isso é o que impede uma reinvenção do partido, com novos nomes, como Jaques Wagner e Fernando Haddad. A maioria do PT não quer abandonar Lula, apesar do que pensam analistas.

Se Lula não conseguir ser candidato, deverá adotar lá na frente a atitude que possa gerar maior efeito político: tentar eleger o próximo presidente. Pode ser que, então, analise seriamente a opção Ciro Gomes (PDT).

*

Drama econômico e ameaça de Joesley

Com 4,6 milhões de desalentados, o desemprego e a força de trabalho subutilizada também foram tema do jornal de hoje, bem como um ano da explosão do caso JBS e o dia internacional do combate à homofobia.

Em relação ao caso JBS, Joesley Batista chegou a ameaçar nos bastidores divulgar fitas que estariam guardadas no exterior e que versariam sobre a vida privada de autoridades, como ministros do Supremo. Essa possibilidade abriu crise entre a Procuradoria Geral da República e o STF, logo contornada.

Devido a outros compromissos, hoje segue apenas um resumo rápido da minha participação no “Jornal da CBN – 2ª Edição”. Para saber mais detalhes, ouça os comentários no áudio abaixo:

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios