Sesc Juiz de Fora recebe, nesta sexta, os escritores Douglas Diegues e Joca Reiners Terron para bate-papo


:: TM Cultura em 17/05/2018 16:34 ::

O Sesc Juiz de Fora recebe nesta sexta-feira (18), às 18h, a etapa local da mais nova edição do projeto “Arte da palavra – Rede Sesc de leituras”, que busca promover ações que atuem em toda a cadeia da produção literária e também o intercâmbio entre os autores a fim de circular suas obras e ideias, para que seus trabalhos cheguem a um público maior.

O evento, com entrada franca, terá a presença dos escritores Douglas Diegues e Joca Reiners Terron, que, sob a mediação do escritor local Ulisses Belleigolli, irão debater o tema “O portunhol selvagem na literatura contemporânea latino-americana”, que já passou pelas cidades de Montes Claros e Belo Horizonte.

O objetivo do encontro é discutir como a literatura latino-americana tem sido influenciada pela união de línguas diferentes em uma mesma obra, resultando em uma linguagem livre, “selvagem”.

Douglas Diegues, inclusive, é um dos nomes mais destacados dessa vertente. O poeta carioca, autor de obras como “Dá gusto andar desnudo por estas selvas”, tem seu trabalho descrito exatamente como um “portunhol selvagem”. Filho de carioca com hispano-guarani, viveu por muitos anos nos dois lados da fronteira brasileira-paraguaia, o que resultou em uma poética que se vale do português, do castelhano e do guarani. É considerado ainda uma referência no estudo da etnopoesia.

Outro convidado do evento, o matogrossense Joca Reiners Terron, é um poeta, prosador, artista gráfico e editor radicado em São Paulo desde a década de 1990, tendo sido o fundador da editora Ciência do Acidente, que publicou trabalhos de artistas como Glauco Mattoso, José Agrippino de Paula e Manoel Carlos Karam. Alguns de seus textos integram antologias nacionais e estrangeiras, e entre os seus livros estão “Não há nada lá” (2001), Curva de Rio Sujo” (2004) “Do fundo do poço se vê a lua” (2010) e “Noite dentro da noite” (2017).

“Arte da palavra – Rede Sesc de leituras”

Bate-papo com os escritores os escritores Douglas Diegues e Joca Reiners Terron. Nesta sexta-feira (18), às 18h, no Sesc Juiz de Fora (Av. Rio Branco 3.090 – Centro)

The post Sesc Juiz de Fora recebe, nesta sexta, os escritores Douglas Diegues e Joca Reiners Terron para bate-papo appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios