Quarteto local disputa a maior competição sub-18 de atletismo do Brasil


:: TM Esportes em 18/05/2018 08:14 ::

montagem-atletas.jpgDa esquerda para a direita: Pedro Oliveira, Noemi Alves, Vivian Cristina e João Victor Macedo estão entre os dez primeiros do ranking em suas provas e vão lutar pelo pódio (Fotos: Rumo Certo/Reprodução)

Entre 744 atletas representantes de 110 clubes de 23 estados e o Distrito Federal estarão os juiz-foranos do Cria UFJF, João Victor Macedo, Noemi Alves, Pedro Oliveira e Vivian Cristina.

O quarteto entra em cena a partir desta sexta (18) no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com provas diante dos melhores atletas do país na categoria até o domingo (20). O evento acontece no estádio do Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE).

A equipe do projeto de extensão de atletismo da Federal está acompanhada pelos professores Renato Siqueira e Jorge Perrout, que destacou o tamanho da oportunidade dos jovens. “Essa é a maior competição do Brasil na categoria. E estão próximos de serem atletas adultos. Para isso precisam estar entre os primeiros em todas as outras categorias, e é uma geração que vai sempre junta, vão envelhecendo e ganhando experiências. Os quatro estão entre os dez primeiros do ranking nacional, então todos têm condições de chegar às finais”, avalia Perrout, coordenador do Cria UFJF.

João Victor Macedo, 17 anos, terá pela frente os 110 metros com barreiras e 100 metros rasos. O atleta detém o terceiro melhor tempo do ano na prova com obstáculos. Já Noemi Alves, 17, terá desafios mais longos. Ela está inscrita nos 1.500 e 3 mil metros rasos, onde figura entre as cinco melhores do ranking nacional. Outra atleta entre as melhores do país nas duas modalidades em que irá competir é Vivian Cristina, 17, que tem a sexta melhor marca no salto em distância e no heptatlo, prova de maior resistência da competição feminina. Por fim, o caçula Pedro Oliveira, 16 anos, é atual campeão mineiro dos 2 mil metros com obstáculos e segundo colocado no ranking nacional da categoria. Além desta prova, ele irá buscar pódio nos 3 mil metros rasos.

Vagas no Sul-Americano

A melhoria de marcas pessoais e primeiras posições não são as únicas metas do quarteto em Pernambuco. A liderança no ranking nacional irá levar os atletas ao Sul-Americano da categoria, marcado para ocorrer entre 30 de junho e 1º de julho na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. A oportunidade de estar na Seleção Brasileira juvenil, em competição continental, já é outro marco para o professor Renato Siqueira.

“Todos os quatro têm chances reais de estar no pódio. Sabemos que as outras equipes também têm boas estruturas, treinadores capacitados, e que é a maior competição do país, mas tudo isso é uma consolidação do projeto. Eles começaram com 10, 11 anos. É um processo que vem dando certo e vão carregar tudo isso para a vida, como já houve em outras competições sub-16 e de outras categorias. Estão em uma formação esportiva que tem formado cidadãos”, destaca.

The post Quarteto local disputa a maior competição sub-18 de atletismo do Brasil appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios