Concurso da Educação da Prefeitura de JF sai no 2º semestre


:: TM Economia em 12/06/2018 18:10 ::

Prometido para 2017, o edital do concurso público para o magistério da rede municipal deve ser publicado no segundo semestre deste ano, conforme informações das secretarias de Educação (SE) e Administração e Recursos Humanos (SARH) de Juiz de Fora. Ainda sem definição sobre o número de vagas, o certame irá ofertar cargos para professor regente A (PR-A) para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, professor regente B (PR-B) para lecionar disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática, coordenador pedagógico e secretário escolar.

Neste momento, a comissão organizadora elabora a precificação, etapa que antecede o processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pelo concurso.

A expectativa é de que a Comissão Permanente de Licitação (CPL) inicie o processo para a escolha da organizadora em julho. “Este concurso é muito esperado e tem grande importância para o Município. É necessário ter muito zelo para garantir o sucesso da realização. Antes de iniciar a licitação, precisamos ter um termo de referência bem feito, para garantir a escolha de instituições competentes, de forma a evitar percalços”, afirma a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske.

O termo de referência, que será usado como base para o edital, já foi criado. “Terminamos de montar o programa de conteúdo e as referências bibliográficas. Anteriormente, havia a perspectiva de não termos a bibliografia no edital, mas entendemos que é importante para conduzir o candidato numa linha mais específica, que já mostra como caminham as discussões pedagógicas na rede municipal”, destaca a secretária de Educação, Denise Vieira Franco. O documento foi elaborado por uma comissão formada por servidores da SE e da SARH.

Após a escolha da organizadora, o edital será divulgado. “A partir do lançamento, teremos dois meses para o início das inscrições. Este prazo é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, explica Andréia. “Dentro dos trâmites e fluxo normais do processo, as inscrições devem ser abertas no segundo semestre.”

Número de vagas ainda não foi definido

O número de vagas do concurso ainda será definido, mas a expectativa da Prefeitura é que a efetivação de novos profissionais assegure maior qualidade no ensino da rede municipal. “Será uma oportunidade para aprofundar e avaliar o projeto político pedagógico, pois diminui a rotatividade. Teremos uma continuidade do trabalho que é realizado nas escolas, e isto será um grande ganho para os alunos”, avalia Denise.

O concurso público será realizado em quatro etapas. A primeira delas será a prova objetiva de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório. Os aprovados seguem para a segunda fase, que será a prova discursiva de conhecimentos específicos, também eliminatória. Uma das novidades do certame será o retorno da prova prática, que consistirá na terceira etapa do processo seletivo. “A retomada da avaliação prática da educação nos dá a possibilidade de melhoria da qualidade do trabalho, pois permite visualizar todos os expertises necessários para atuar na sala de aula”, defende Denise. Por fim, haverá a avaliação de títulos.

Bidocência

Sobre a possibilidade da seleção sanar o problema da falta de docentes que atuam no projeto de bidocência – que consiste em um segundo professor nas turmas em que estão presentes crianças com deficiência -, a secretária explica que esta relação quantitativa só pode ser feita a partir do monitoramento da entrada dos alunos na rede. Em abril, a Tribuna mostrou a dificuldade enfrentada por pais e mães diante da ausência de acompanhamento especializado nas escolas para crianças autistas e com deficiência física e/ou intelectual. “Não existe o cargo de professor bidocente, por isso, não tem como ofertá-lo no concurso. O que temos são profissionais que atuam no projeto de bidocência, e a demanda é verificada de acordo com a chegada dos alunos.”

The post Concurso da Educação da Prefeitura de JF sai no 2º semestre appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios