Chamamento público vai definir gestão da UPA Norte


:: TM Cidade em 14/06/2018 19:30 ::

A Secretaria de Saúde promove na segunda-feira (18) o chamamento público para definir a nova gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. Atualmente a administração da instituição é feita pelo Hospital São Vicente de Paulo, de Mercês, responsável pelo gerenciamento, operação e execução de ações e serviços desde 2012. Para participar do certame, a entidade interessada deverá ser pública, filantrópica e/ou sem fins lucrativos e garantir atendimento gratuito à saúde 24 horas por dia. O contrato a ser firmado será de 12 meses, com valor global estimado em R$ 15.958.098,84, com repasses mensais de R$ 1.329.841,57.

Este montante é custeado pelo próprio Município, além de recursos provenientes do Ministério da Saúde e do Estado de Minas Gerais. A atual gestora poderá disputar o novo contrato.

A UPA Norte é considerada estratégica, não apenas para a saúde de Juiz de Fora como também de outras cidades da região, como Santos Dumont, Oliveira Fortes, Aracitaba e Ewbank da Câmara. Conforme prevê o edital, a unidade é referência no município para a Zona Norte e parte das regiões Nordeste e central, além da Zona Rural, englobando população estimada em 203.594 habitantes.

A gestora deverá comprovar capacidade técnica e operacional, além de manter estrutura para atender a procedimentos de baixa e média complexidade, com ênfase na urgência e emergência em clínica médica e pediatria, cirurgia geral e traumato-ortopedia. Cirurgias emergenciais, como suturas e drenagem de abscesso, são alguns dos procedimentos previstos no chamamento público.

Greve dos caminhoneiros

Inicialmente, o chamamento público para definir a gestão da UPA Norte estava agendado para o dia 28 de maio, no entanto, o processo foi adiado em razão da greve dos caminhoneiros. Segundo a Secretaria de Saúde, o atual contrato em vigor garante atendimento, sem interrupções, até o fim de setembro. Caso seja necessária, uma prorrogação pode ser feita até que o novo contrato seja celebrado.

The post Chamamento público vai definir gestão da UPA Norte appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios