Como aproveitar as festas juninas, sem prejudicar a saúde?


:: TM Blogs em 14/06/2018 16:30 ::

Junho é um mês repleto de festas. As comemorações acontecem em diferentes locais como escolas, trabalho, condomínios e clubes. Neste cenário, a festa junina é uma delas e está relacionada a danças, trajes, grupos folclóricos e também alimentação.

É verdade que os pratos típicos e bebidas da época fazem sucesso, mas devemos lembrar que festa não significa um “vale tudo”, ou seja, a pessoa fica liberada da dieta e de outros procedimentos relativos ao bem-estar. Sendo assim, o equilíbrio precisa ser considerado.

Embora seja comum um clima mais frio neste período do ano, em que o corpo demanda mais energia, não justifica um consumo em excesso.

Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas precisa ser moderado. Festa e alegria não combinam com exageros.

Devemos evitar os alimentos industrializados, que podem conter um teor alto de açúcar, sódio, corantes e outros produtos químicos. A ideia é resgatar as tradições e a alimentação também faz parte disso. Então, podemos buscar as antigas receitas de família, prepara-las da forma mais natural possível, sem aditivos, privilegiando os produtos da época e buscando as melhores combinações, que beneficiem o organismo e respeitem a dieta.

O milho é um alimento bastante utilizado em diversos doces e bolos, e temos condições de criar variações que agreguem outros ingredientes naturais, com bom teor nutricional e que promovam a melhoria em nossa saúde.

Também recomenda-se preparar os alimentos com óleo de coco natural ou azeite extra virgem; reduzir a quantidade de sal; utilizar temperos naturais; zerar a gordura hidrogenada; e evitar frituras e alimentos ultra processados. Bata doce, pinhão, frutas da estação, mandioca, biomassa de banana-verde e outros produtos podem compor diversos pratos e ajudar na animação da festa. A canela em pó, gengibre e açafrão, devem ser utilizados para dar um toque especial.

Os doces podem ser preparados com menos açúcar e, dê preferência ao açúcar mascavo ou demerara. Pense em elaborar um doce de maçã com uma pitada de açúcar, e não uma maçã mergulhada no açúcar, em que o sabor da fruta fica descaracterizado.

De forma geral, com moderação e equilíbrio, utilizando produtos naturais e com criatividade, podemos ter pratos típicos saudáveis e deliciosos.

4-a-fogueira-era-simbolo-de-purificacao-1434740151727_615x300.jpg

The post Como aproveitar as festas juninas, sem prejudicar a saúde? appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios