Evento discute racismo e exclusão em Juiz de Fora


:: TM Cidade em 14/06/2018 20:30 ::

Em parceria com o Slam de Perifa e o Coletivo Vozes da Rua, o Coletivo CineFanon vai promover, neste sábado (16), a Jornada de Pensamento e Cultura – Diálogos com Fanon, em prol da conscientização e mobilização contra o racismo e a exclusão. O evento será realizado no Museu Ferroviário e no Centro de Referência em Direitos Humanos, e reunirá pesquisadores em racismo e cultura afro-brasileira de distintas áreas. Haverá, também, o lançamento de uma obra sobre o filósofo Frantz Fanon, francês nascido em Martinica, reconhecido ao tratar temas de descolonização.

Além disso, a jornada discutirá perspectivas sobre o ensino médio das escolas públicas e receberá apresentações artísticas.

Entre 9h e 12h, nas dependências do Museu Ferroviário, localizada na Avenida Brasil 2.001, Centro, a jornada receberá o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Deivison Mendes Faustino, e a psicóloga clínica Vanessa Diniz. Faustino lançará, no evento, o livro “Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro”. Posteriormente, o pesquisador se juntará à Vanessa na roda de conversa “Do que a gente está morrendo? Politizando as dores e dissecando os racismos”.

Imersos nas discussões sobre negritudes, Faustino é pesquisador dos núcleos Reflexos de Palmares e Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Já Vanessa, em seu doutorado em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), se debruça em estudos sobre territórios de favelas, subjetividades negras e processos de exclusão. É, ainda, co-fundadora do grupo Psicologia Preta.

Às 14h, a Jornada de Pensamento e Cultura desloca-se para o Centro de Referência em Direitos Humanos, com o Slam de Perifa e o Coletivo Vozes da Rua, para apresentações de break e a realização do baile black. Em seguida, a organização exibirá o documentário “Nunca me sonharam”, do diretor Cacau Rhoden – panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil a partir de distintas perspectivas dos alunos. O endereço do Centro é Rua Vitorino Braga, 126, bairro homônimo.

The post Evento discute racismo e exclusão em Juiz de Fora appeared first on Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios