Região entre Bom Pastor e Alto dos Passos deve ter base móvel da PM


:: TM Cidade em 12/07/2018 18:12 ::

base-movel-manoel-marques-imprensamg.jpgModelo de policiamento já é usado em BH (Foto: Manoel Marques/Imprensa MG)

Juiz de Fora é um dos municípios do interior de Minas contemplados para receber, até setembro, a expansão do projeto do Estado das Bases Móveis de Segurança Comunitária da Polícia Militar. As bases são vans equipadas com modernos equipamentos de monitoramento, que servirão também como ponto de registro de ocorrências.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (6) pelo governador Fernando Pimentel (PT). Um dos pontos do município que deve receber uma base móvel e duas motos é a região do Alto dos Passos, na Zona Sul. O veículo deve ficar na praça do trevo do Bom Pastor, entre 14h e meia-noite. Além de Juiz de Fora, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Vespasiano, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros receberão o programa. O modelo de policiamento já é adotado em Belo Horizonte desde agosto passado.

O projeto, segundo a PM, pretende descentralizar o patrulhamento, e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. A novidade começou com polêmicas no ano passado, já que cerca de dez companhias físicas da PM seriam fechadas na capital para economizar recursos, com otimização dos setores administrativos dessas unidades. Além disso, ocorreria a liberação de mais militares para as ruas, inclusive para que fossem empregados nas vans. A PM, porém, mantém as estruturas físicas até o momento. Em Juiz de Fora, o efetivo do posto policial do Bairro São Mateus, localizado na Rua São Mateus, deve ser reduzido, já que os policiais, conforme a assessoria da corporação, serão realocados para a nova função na base.

As vans terão quatro policiais vinculados por veículo, dois deles fazendo o patrulhamento de moto no entorno da base. De acordo com a PM, o horário de funcionamento das bases é o que concentra a maior parte dos crimes. Os veículos ficarão em pontos considerados concentradores da criminalidade e também de grande circulação de pessoas. A população também poderá registrar ocorrências nas bases, onde os policiais terão acesso à pesquisa no sistema informatizado, monitoramento das câmeras do sistema Olho Vivo e das câmeras das bases.

Queda nos crimes

O governador Fernando Pimentel afirmou que foram adquiridos mais 120 veículos, que serão distribuídos entre os municípios. Em coletiva, o governador destacou que a iniciativa já apresenta resultados em Belo Horizonte, “com queda visível nos índices de criminalidade”. De acordo com o assessor organizacional da 4ª Região da Polícia Militar, major Jovanio Campos, mesmo com o anúncio de Pimentel, ainda não se sabe quantos veículos serão destinados para Juiz de Fora nem quando chegam. Conforme o oficial, ainda está em estudo o local onde eles ficarão e também sendo definido quantos militares serão treinados.

Sobre a base móvel no Alto dos Passos, o comandante da 32ª Companhia, responsável pelo policiamento na Zona Sul da cidade, capitão Marcus Vinícius de Almeida, diz que dois militares ficarão na van e outros dois em motos, que farão patrulhamento no entorno. O major, no entanto, disse que o ponto ainda não está certo e que pode ser mudado, já que a logística está ainda em fase de estudo.

Posto fixo terá efetivo reduzido

Nos últimos dias, ganhou força um boato de que o posto policial do Bairro São Mateus seria fechado para dar lugar à Base Móvel de Segurança Comunitária. A Associação de Moradores chegou a iniciar uma mobilização para que o local fosse mantido aberto. No entanto, a PM nega a informação. De acordo com o comandante da 32ª Companhia, capitão Marcus Vinícius de Almeida, haverá apenas redução do contingente de militares no plantão. “Temos projetos sociais em conjunto com moradores, estamos criando uma TV comunitária, as reuniões comunitárias. Lá vai ser ponto de registro de ocorrência, as viaturas farão ponto base no local, policiais poderão fazer uso normal do espaço”, disse. O major Jovanio Campos afirmou que “o posto é estratégico para a PM. Lá são impressas ocorrências, guardados diversos materiais. É um ponto que atende até mesmo a Cidade Alta”, pontuou.

O post Região entre Bom Pastor e Alto dos Passos deve ter base móvel da PM apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios