Obra da Escola Normal começa em até dez dias


:: TM Cidade em 09/08/2018 19:32 ::

A Secretaria de Educação de Minas Gerais autorizou a liberação de R$ R$ 57.975 para a execução das obras destinadas exclusivamente à troca do telhado do Instituto Estadual de Educação (IEE), conhecida popularmente como Escola Normal. O valor foi depositado em conta, gerida pela própria instituição, e já está disponível para uso desde a última terça-feira (7). A obra deverá ser iniciada em até dez dias, contados a partir desta sexta-feira (10), segundo informou o diretor da instituição, Leonardo Ferreira.

A escola convive com sérios problemas estruturais, desde o ano de 2001, data da última grande reforma, como já foi mostrado pela Tribuna.

Desde então, o prédio imponente localizado nas esquina da Rua Espírito Santo com a Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Juiz de Fora, passa por um sucateamento. Em períodos de chuva, professores e alunos são obrigados a utilizar sombrinhas e guarda-chuvas nas dependências do colégio. Além do risco de queda e alagamentos, a preocupação é que a situação prejudique o processo de aprendizagem dos quase três mil estudantes atendidos pela escola. Entretanto, após 15 meses de espera, os problemas envolvendo o telhado esburacado estão perto do fim.

“Fui comunicado sobre a liberação do dinheiro pela secretaria e, na terça pela manhã, a quantia já estava em nossa conta. Esta notícia me despertou grande alegria, pois, à frente da direção há quase três anos, criei um vínculo e cuido deste espaço como se fosse meu. Ficava muito incomodado, pois as questões estruturais, principalmente os buracos que tomaram conta das telhas, afetam diariamente a comunidade escolar, que sempre esteve muito empenhada para que conseguíssemos a verba “, declarou Leonardo à reportagem.

Contratação direta emergencial

Diante do estado de emergência – que permite a dispensa de licitação – , será possível escolher a empresa, cuja proposta é mais vantajosa, de forma direta e mais rápida que em procedimentos comuns. O projeto já está pronto desde 2016, no entanto, a empresa interessada em realizar a obra acabou desistindo.

“Sendo assim, acredito que, até a próxima sexta-feira, teremos definida a nova responsável pela troca do telhado. Mas, como iremos realizar nossa festa agostina no dia 18, planejo que, já no domingo seguinte, as telhas antigas comecem a ser retiradas”, destaca Leonardo, acrescentando que tentará se empenhar ao máximo para que o processo de troca ocorra sem que haja necessidade de suspensão das aulas, principalmente diante das paralisações que já aconteceram até agora nas instituições de ensino estaduais.

“Preciso resguardar os alunos a fim de garantir a eles o maior número de aulas possível.” Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que o recurso para a realização da obra foi liberado na última segunda-feira (6) e agora “aguarda a confirmação de interesse da empresa vencedora da licitação para autorizar o início da obra no local”. Questionada sobre a liberação de mais recursos destinados a reforma das paredes, troca de portas e janelas e dos banheiros, a Secretaria não se posicionou. Anteriormente, a pasta havia afirmado que o dinheiro não foi liberado devido à crise que o país atravessa.

O post Obra da Escola Normal começa em até dez dias apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios