Conselho de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação é empossado


:: Prefeitura em 24/08/2018 12:30 ::

2308_posse_comdeti_cm_1_122220.jpg
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (Comdeti) foi oficialmente empossado na tarde dessa quinta-feira, 23, em ato realizado no Anfiteatro João Carriço. Composto por titulares e suplentes de 12 entidades públicas e 12 privadas, o novo conselho substitui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Rômulo Veiga.

Criado pela Lei 13.734/2018, o Comdeti, órgão colegiado consultivo, de assessoramento e fiscalização, poderá estudar e sugerir medidas para promoção do empreendedorismo da cidade, emitir pareceres sobre questões relativas às políticas de desenvolvimento econômico e promoção da cultura empreendedora, além de contribuir com a criação de um ambiente econômico que favoreça a implantação de startups empresas emergentes que desenvolvem serviços ou produtos inovadores em Juiz de Fora. As reuniões ordinárias serão trimestrais.

Concretizamos hoje a possibilidade de dialogar, pensarmos a cidade. Não só para resolver os desafios imediatos, mas também aqueles que virão daqui a 15, 20 anos. Só com o diálogo poderemos promover o desenvolvimento econômico atrelado ao desenvolvimento social, com qualidade de vida para a população, ressaltou o prefeito Antônio Almas.

Comdeti contará com assessoramento técnico

O Conselho receberá assessoramento de grupos técnicos permanentes de Desenvolvimento Econômico e de Inovação e Tecnologia, compostos por pessoas físicas, especialistas de reconhecimento público em áreas específicas afetas aos temas discutidos, debatidos e deliberados no conselho, formados por até 12 membros de comprovada experiência. A esses, caberá, entre outras atribuições, sugerir propostas de discussão destinados a fomentar a elaboração de políticas públicas, elaborar estudos solicitados pelo conselho, propor projetos e emitir pareceres técnicos.

Para o secretário Rômulo Veiga, os conselhos são fundamentais para a gestão pública, promovendo constante trabalho de escuta e, principalmente, de troca. A remodelação do conselho nasceu pela necessidade de se alinharem as políticas públicas às demandas, promovendo o diálogo entre os setores, destacou.

Integram o Comdeti, as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Fazenda (SF), de Meio Ambiente (SMA), de Desenvolvimento Social (SDS), de Agropecuária e Abastecimento (SAA), de Planejamento e Gestão (Seplag), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste (IF Sudeste), Centro Industrial de Juiz de Fora, Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDLJF), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Sinercon Núcleo Contadores e Consultores, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, Associação Comercial de Juiz de Fora, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Minas Gerais (Assespro MG), Sociedade Mineira de Software (Fumsoft), Sindicato das Indústrias de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindifor), Juiz de Fora Convention e Visitors Bureau.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Uma resposta para “Conselho de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação é empossado”

Os comentários estão fechados.