SDS ministra palestra sobre acessibilidade


:: Prefeitura em 13/09/2018 18:26 ::

1309_palestra_acessibilidade_172732.jpeg
Na manhã desta quinta-feira, 13, o Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) participou da palestra Acessibilidade – Vivências e Soluções, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), referente à Semana de Articulação Interdisciplinar.

Na oportunidade, foram debatidos os desafios e obstáculos no atendimento à saúde, mobilidade urbana, o esporte como qualidade de vida, entre outras questões. Thais Altomar, gerente do DPCDH, falou sobre a diferença entre doença e deficiência, e quais são os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência dentro dos espaços médicos.

Djalma Rabelo Ricardo, diretor de ensino pesquisa e extensão da Suprema, destaca: Nossos estudantes saíram com outra visão. É importante ligar teoria e prática, ouvindo pessoas que vivenciam a falta de acessibilidade no dia a dia.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Social, Carla Salomão, temos que pensar na pessoa com deficiência não só no papel de paciente, mas também como acompanhante, por exemplo. A acessibilidade é necessária e é preciso ampliar o olhar dos novos profissionais.

O DPCDH

Define e coordena as políticas de promoção e defesa de direitos da pessoa com deficiência no âmbito municipal e articula ações de direitos humanos e cidadania, independente de gênero, etnia ou crença. Atua na defesa e divulgação de direitos, na política municipal de transporte adaptado e no benefício Passe Livre, na capacitação e qualificação profissional e no intercâmbio com as secretarias municipais, entidades e sociedade civil, bem como na promoção da acessibilidade.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios