Hora de visitar os museus de JF, com muitas atrações na semana


:: TM Cultura em 14/09/2018 19:46 ::

Três instituições de Juiz de Fora participam, de segunda-feira (17) a domingo (23), da 12ª edição do projeto Primavera de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Museu Mariano Procópio, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e o Museu Ferroviário realizam uma série de atividades a partir do tema deste ano, que é “Celebrando a educação em museus”. Um dos objetivos do Primavera de Museus é divulgar, promover e valorizar as instituições locais, a fim de reforçar seu relacionamento com a sociedade.

No Museu Mariano Procópio, as atividades passam por campanhas educativas, visitas técnicas, mediadas e interativas em família, exposição interativa, apresentação musical e oficinas, entre outras.

Na segunda-feira (17), das 9h às 17h, serão realizadas visitas técnicas com colaboradores da própria instituição. De terça-feira (18) a sábado (21), haverá visitas mediadas (com destaque para os jardins do museu, a história da família Ferreira Lage, os prédios históricos e a exposição “Esplendor das formas”); a campanha educativa “O que é o museu”, com alunos da rede municipal de ensino; exibição contínua do filme “Vozes da memória” em um telão na Galeria Maria Amália; a exposição “A arte do tempo”, com relógios do acervo do museu; e exposição interativa que serve de complemento à experiência do visitante na galeria.

Na quinta-feira (20), acontece a visita interativa em família, em que as crianças de 7 a 11 anos podem participar acompanhadas de pais ou responsáveis. As vagas são limitadas e devem ser reservadas por meio do telefone 3690-2007. No mesmo dia, às 9h, haverá visita mediada para alunos de Libras (Língua Brasileira de Sinais); já educadores e estudantes de nível superior podem assistir ao filme “Novas formas de se pensar a educação brasileira”, que será seguido por uma mesa-redonda a respeito do tema. As vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo 3690-2027.

Na sexta-feira (21), está programada para as 15h um “Aulão no museu’, ação educativa aberta às instituições de ensino interessadas em promover aulas externas no parque do museu; já o Coro Acadêmico da UFJF se apresenta às 16h na Galeria Maria Amália. Dentre as atrações de sábado (22), estão o evento Encontros no Jardim, com início às 9h, oferecendo oficinas, brincadeiras e música; às 14h, uma atividade conjunta com o Mamm e Museu Ferroviário, por meio dos alunos do curso de turismo da UFJF; no mesmo horário, no parque do museu, acontece a Brincafeira de Livros, com cantinho da leitura, venda de livros infantis e outras atividades. No domingo (23), a única atividade tem início às 8h30: é a oficina de palhagologia, que trabalha o universo do palhaço, do improviso, do corpo cômico e a relação com as crianças.

Música e novas mostras

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) funcionará em horário especial na próxima semana devido à Primavera de Museus: das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e do meio-dia às 18h, no sábado e domingo. Dentre as atrações, abertura de exposição, visitas ao acervo da instituição, apresentações musicais e palestras.

A programação do Mamm na segunda-feira terá a abertura da exposição “A ferro e fogo”, reunindo esculturas em ferro oxidado feitas pelo artista Jorge dos Anjos a partir de suas referências culturais. Às 14h, acontece a visita mediada especial “Terceira idade vai ao museu”, para idosos de instituições como o Abrigo Santa Helena e Lar dos Idosos Santa Luiza de Marilac. No mesmo horário, e também às 16h, acontece a ação “Laboratórios de portas abertas”, em que os visitantes poderão conhecer o trabalho dos laboratórios de conservação e restauração de papel, pintura e esculturas do Mamm. A atividade será realizada também na sexta-feira.

A terça-feira reserva outra atividade para a terceira idade, com a “Biblioteca para a terceira idade”. Será uma leitura mediada de excertos dos livros “A Idade do Serrote” e “Chronicas Mundanas”, de Murilo Mendes, agendada para as 14h. No mesmo horário, acontece a palestra “A memória na construção da poética de Murilo Mendes”, com as pesquisadoras e professoras Marisa Timponi e Leila Barbosa; mais tarde, às 20h, é a vez da palestra “Encontro com o artista”, com Jorge dos Anjos, em que ele falará de seu trabalho.

Na quarta-feira, Leila Barbosa e Marisa Timponi ministram novamente a palestra sobre a memória na poética de Murilo Mendes, também às 14h. Depois, às 19h, o Coro Acadêmico da UFJF apresenta o concerto “Do universal ao brasileiro”, marcado por composições eruditas e populares. Na quinta-feira, a única atividade é a palestra “Encontro de educadores de museus”, com o arte-educador do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), Ademildes José de Freitas, que acontece às 19h.

Além do repeteco do “Biblioteca para a terceira idade” e “Laboratórios de portas abertas”, ambos às 14h na sexta-feira, o Mamm tem como atração o recital de canto e piano com os pianistas Fernando Vago e Juliana Costa e o cantor Guilherme Oliveira, com peças musicais de Beethoven, Bember e Dorival Caymmi, entre outros. No sábado e domingo, a instituição realiza uma ação educativa em conjunto com os museus Mariano Procópio e Ferroviários, com visitas orientadas pelos alunos do curso de turismo da UFJF.

Além das atividades em parceria com o Mamm e Mariano Procópio, o Museu Ferroviário agendou duas atrações para o Primavera de Museus. A primeira acontece na terça-feira, com a estreia do projeto Cine Cultura Livre, que terá a exibição às 18h do filme “O menino da internet”, seguido por debate com os professores Daniel Cavalcante, Elis Frizzoni e Gabi Rigueira. Já na sexta-feira acontece às 18h um aulão aberto coordenado pelos professores Waldyr Imbroisi, Jodenir Souza e Henrique Chaves, cujo tema será o conhecimento, os estudos e o saber através dos tempos.

” data-cycle-speed=”750″ data-cycle-caption=”#gslideshow_captions” data-cycle-caption-template=”” > museeu-feroviario-o-menino-da-internet-a-historia-de-aaron-swartz.gif a-ferro-e-fogo-Jorge-dos-Anjos_-Foto-Laura-Santos-5.gif leila-e-marise.gif Fernando-Vago.gif Coro-Acad%C3%AAmico-da-UFJF.gif Laborat%C3%B3rio-MAMM.gif museu-relogios.gif
<

>

Mamm recebe a mostra “A ferro e fogo”, de Jorge dos Anjos (Foto: Laura Santos)

O post Hora de visitar os museus de JF, com muitas atrações na semana apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios