Maratona Aquática reúne 150 atletas no Sesi-JF entre 8h e 20h deste sábado


:: TM Esportes em 14/09/2018 21:26 ::

Das 8h às 20h deste sábado (15), cerca de 150 atletas de várias idades irão cair na piscina para a disputa da 9ª Maratona Aquática no Sesi – Clube do Trabalhador (Av. Brasil, 3.357, Centro). Serão 12 horas de revezamentos entre representantes das equipes Fribratech VidAtiva, Sport Club JF, Sesi-JF e Colégio dos Jesuítas com o objetivo de nadar a maior distância possível neste período. A quinta equipe participante é formada, na verdade, por um único atleta também na representação do Sport. Arthur Rizzo, 18 anos, tentará nadar 12 horas seguidas sem parar um minuto sequer.

“Foi uma ideia que tive há duas semanas, mais ou menos.

Minha mãe (Jaciara) falou que o Sport iria participar da Maratona, então veio este pensamento do clube fazer uma equipe de revezamento e eu entrar sozinho, mas também representando eles. Será um desafio para mim e para o Sport também por ter o primeiro atleta a nadar a prova sozinho”, relata o jovem.

Cada nadador inscrito entra na piscina para nadar no mínimo 15 minutos, independente do ritmo. O competidor pode, ainda, nadar 15 minutos e, depois de certa pausa, retornar à raia para contribuir com pelo menos mais um quarto de hora. Todos os nadadores ganham uma medalha, e a equipe campeã é a que, acumular maior distância de nado em 12 horas.

O desafio será o maior justamente na metragem para Arthur, estudante de fisioterapia. “Nado desde os oito meses de idade, e no Sport desde 2007. O máximo que já fiz foram seis horas, com um total de 25km. Já participei de várias maratonas aquáticas, inclusive de outras edições desta, mas nunca nadando mais que duas horas”, conta.

Para suportar as 12 horas de exercícios, Arthur se preparou tanto física quanto psicologicamente. “Para provas como esta sempre precisamos de um preparo de treinamentos e mental, porque tudo isso conta no final. Preciso de muita dedicação e um lado psicológico bom. Tenho treinado todos os dias, de uma a duas horas, mas nessa semana reduzi para não fadigar”, explica.

Outro desafio é a alimentação. Arthur detalhou que levará suplementação, água, bananada e goiabada, por exemplo, para ingerir durante o nado. Isto será feito sem parar um segundo sequer. “Vou me alimentar e me hidratar durante o nado costas. Só não sei se vai ser na borda da piscina ou por uma vara, igual nos campeonatos brasileiros. Mas pedi ajuda à nutricionista, que me indicou suplementos, frutas e muita água durante a maratona”, conta.

esp-maratona-aqu%C3%A1tica-foto-Luciana-Pedrosa.gifArthur participou, em abril deste ano, de Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática e nadou 25km em seis horas e, neste sábado, vai tentar nadar 12 horas ininterruptas na piscina do Sesi (Foto: Luciana Pedrosa)

O post Maratona Aquática reúne 150 atletas no Sesi-JF entre 8h e 20h deste sábado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios