Qrânio cria aplicativo que oferece educação política


:: TM Política em 16/09/2018 08:31 ::

politica-aplicativo-11.jpgOs interessados em aprender sobre a estrutura política brasileira, a representatividade dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o funcionamento para fiscalização e regulamentação das eleições terão esta oportunidade de forma gratuita e no alcance de um clique. A Qrânio, startup juiz-forana que busca tornar o aprendizado algo divertido, lançou o recurso Trilha Política Brasileira.

Em forma de game, os usuários do aplicativo acessam informações sobre o sistema político nacional. O conteúdo não tem viés partidário e, conforme a empresa, busca disseminar o conhecimento e educação sobre o assunto.

A ideia de criar a ferramenta surgiu da constatação de que o país vive um momento político turbulento, que tem provocado desinteresse dos cidadãos pelo tema, conforme explica o CEO da Qrânio, Samir Iásbeck de Oliveira. ” Acreditamos que somente a educação pode transformar a nossa sociedade para melhor. As pessoas precisam entender que quanto mais conhecemos sobre política, ampliamos a possibilidade de alterar esse sistema para melhor. Se distanciar desse assunto só vai piorar a situação.” Ele destaca que “mais do que saber em quem votar, é preciso saber porquê votar.”

Por meio do game, é possível entender quais são as funções exercidas por cada cargo político e pelos três poderes, como funciona o processo de eleição e alguns mecanismos de fiscalização e regulamentação, como a Lei da Ficha Limpa, por exemplo. O recurso também permite interagir com cards informativos compostos por textos, imagens ou vídeos, chamados de Pílulas de Conhecimento (ou flashcards), que oferecem materiais complementares e testes com perguntas relacionadas ao tema. “Quando entendemos sobre o sistema político, podemos escolher nossos candidatos com maior consciência e ainda passamos a ter melhores condições de acompanhar o trabalho que eles realizam. Somente com conhecimento, podemos exercer plenamente nossa cidadania”, analisa Samir.

Como jogar

Para acessar a Trilha Política Brasileira, o usuário deve baixar o aplicativo Qrânio na Apple App Store, se o sistema operacional do aparelho for iOS, ou na Google Store, se for Android. Em seguida, é preciso realizar um cadastro para criação de login e senha. Para utilizar a ferramenta, basta clicar em “Qomeçar” e selecionar o modo “Trilha”.

A Qrânio contabiliza mais de 1 milhão de usuários e 43 milhões de questões resolvidas. A cada resposta certa, o usuário recebe uma quantidade de Qi$, uma espécie de moeda virtual do conhecimento que varia conforme o nível de dificuldade da questão e que é fruto apenas de aprendizado, não podendo ser comprada ou adquirida de outra forma. Ao acumular uma certa pontuação, o jogador pode trocar as moedas por prêmios que vão desde lanches, jantares, eletrônicos, roupas, cupons de desconto, dentre outros.

O post Qrânio cria aplicativo que oferece educação política apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios