Cinco UBSs terão horário especial nesta semana dentro do Outubro Rosa


:: Prefeitura em 03/10/2018 16:54 ::

0310_8_ubs_horario_especial_161803.png
A cada ano, mais unidades básicas de Saúde (UBSs) em Juiz de Fora ampliam as ações de conscientização desenvolvidas durante a campanha Outubro Rosa, contra os cânceres de mama e de colo de útero. Visando a ampliar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos, algumas abrirão em horário alternativo ao longo do mês.

É caso da UBS de Barreira do Triunfo, que atenderá até as 20 horas nesta quarta-feira, 3, e quinta-feira, 4. No sábado, 6, as unidades dos bairros Santos Dumont, Vila Olavo Costa, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia farão mutirão de preventivo durante a manhã e a tarde.

Também estarão disponíveis em algumas Unidades os serviços de aferição de pressão arterial, atualização de cartão de vacina, avaliação do índice de massa corporal (IMC), exames clínicos, solicitação de mamografias, orientações diversas e individuais.

O tema da campanha desse ano tem por objetivo trabalhar o cuidado integral com a saúde da mulher, portanto, enquanto aguardam atendimentos nas salas de espera, as usuárias recebem informações sobre climatério (conjunto de sintomas que surgem antes e depois da menopausa) e depressão. Além disso, serão promovidas atividades lúdicas.

Confira:

Dias 3 e 4 quarta e quinta-feira
Barreira do Triunfo
Das 16 às 20 horas
Coleta exames citopatológicos do colo de útero, solicitação de mamografia, grupo de direitos reprodutivos. Haverá lanche e música ao vivo. Este mês, o tema Saúde da mulher será abordado na sala de espera

Dia 6 sábado
Santos Dumont
Das 8 às 15 horas
Mutirão de preventivo

Vila Olavo Costa
Das 8h30 às 16h30
Mutirão de preventivo, além de atividades educativas, aferição de pressão, vacinação

Nossa Senhora Aparecida
Das 8 às 17 horas
Mutirão de preventivos, café da manhã, maquiagem das participantes, grupo de direitos reprodutivos e marcação de mamografias.

Santa Luzia
Das 8 às 12 horas
Mutirão de preventivo

Clique no pjf.mg.gov.br/noticias para ver a programação completa das UBSs.

Faixa etária e critérios para a realização de exames

De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para realização da mamografia de rastreamento e preventivo do câncer de colo, as mulheres devem preencher os seguintes critérios de idade:

– 25 a 64 anos – Papanicolau a cada três anos
– 40 a 49 anos – Exame clínico de mama uma vez ao ano
– 50 a 69 anos Mamografia de rastreamento a cada dois anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios