Devotos do Santo São Francisco de Assis celebram data


:: Diário Regional em 04/10/2018 22:40 ::

Entre tantas datas comemorativas no mês, no dia 8 de outubro é celebrado o dia de São Francisco de Assis, pela Igreja Católica. Protetor dos animais e defensor da Igreja, o santo é conhecido pela sua radicalidade na fé e principalmente no voto de pobreza.

“Só quem é amante da causa animal vai entender a história e a fé no São Francisco, protetor dos animais”, assim destaca a jornalista, Jéssica Miranda, uma entre tantas pessoas que dedica sua vida pelo bem estar dos animais e tem como devoção esse Santo.

Segundo ela, sua ligação com os bichinhos é desde criança, mas só pôde adotar aos 18 anos, atitude que não parou mais.

“Eu adotei uma cadelinha em 2014. Esse momento se tornou mais que especial para minha família. Ela trouxe mais animação, envolvendo todos, além de muita responsabilidade e amor”.

Jéssica ainda diz que a sua fé nesse protetor revigora seu amor por seus quatro animais de estimação principalmente nos momentos de dificuldade, quando adoecem. “Eu acho a oração de São Francisco linda e confortante. Ela traz para o cristão uma calma e uma esperança diante de qualquer dificuldade com os peludos”, pontua.

História de São Francisco de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como Francisco de Assis, nasceu em Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de pais ricos, o rapaz aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza.

No entanto, ao voltar da guerra, Francisco de Assis abandonou a vida mundana para vivenciar uma vida voltada para a espiritualidade e simplicidade. Abdicou da riqueza e dos privilégios que tinha, passando a ajudar os necessitados. Ele foi fundador da ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou a renovação do catolicismo em seu tempo. Francisco tinha uma intensa compaixão por todos os seres, enxergando o belo e o bom nas criaturas e na criação. Amou todas as espécies, tratando-as como irmãos.

Por ter uma visão mais humanista, tendo uma ligação muito forte com a natureza e os animais, Francisco de Assis contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista.

Seu falecimento aconteceu no dia 3 de outubro, em 1226, mas seu corpo foi sepultado no dia seguinte, 4. Após dois anos de sua morte, o Papa Gregório IX o canonizou como Santo da Igreja Católica.

foto-01-RAFAELA-FRUTUOSO-USAR-ESSA-2.jpg

Foto: Rafaela Frutuoso

A celebração da data em JF

A cidade juiz-forana está com uma programação especial em honra do Santo. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Monte Castelo, os Frades Menos Conventuais estão organizando almoço, teatro e missa solene.

Outras comunidades dedicadas ao Santo prepararam atividades festivas, incluindo bênção dos animais, procissões e celebrações eucarísticas. “Os animais são abençoados ao longo do dia. A bênção pede a proteção de São Francisco de Assis sobre todos os animais”, explicou o Padre Edimilson Luiz.

A jornalista destaca que a data é um momento íntimo com Deus e o seu animal, no qual eles podem ir até os locais para receber uma bênção. “Meus bichinhos me aguardam todos os dias para me encherem de amor e essa troca é o mínimo que posso fazer: rezar e zelar por eles”.

Confira o vídeo:

Clique na imagem para ver o vídeo:
0.jpg

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios