Escola do Furtado de Menezes recebe contadoras de histórias


:: Prefeitura em 04/10/2018 16:46 ::

0410_9_contadoras_de_historia_154834.jpg
De um lado, duas contadoras e muitas histórias. Do outro, 175 crianças de 6 a 12 anos, ávidas por novidades. Nesta sexta-feira, 5, o Departamento de Cultura da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) vai promover contação de histórias para sete turmas da Escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis (Rua Furtado de Menezes bairro homônimo), nos turnos da manhã e da tarde.

A atividade é gratuita e faz parte da programação especial do Mês da Criança.

A contação será conduzida pelas produtoras culturais Thaís Mendes e Letícia Medeiros. Elas antecipam que o repertório é diversificado e inclui a história da Dona Baratinha, que vem divertindo várias gerações, O Sonho de Ismar, conto sírio, e Bulunga, o Rei Azul, de Pedro Bloch. Em um universo tão tecnológico, é fantástico ver como a cultura oral ainda é capaz de tocar as crianças. Elas se emocionam, se envolvem, se entregam à fantasia, comenta Letícia Medeiros. Segundo ela, este é um momento em que os pequenos são incentivados a viver plenamente a infância.

As crianças conseguem associar vivências pessoais com situações relatadas nas histórias, expressar sentimentos, adquirir conhecimento e experiência, tudo isso de forma lúdica, complementa Thais. As contadoras também apontam que a oralidade aguça o interesse pela leitura e amplia o vocabulário infantil.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa 3690-7044

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios